O SÉTIMO DIA COM OS AMIGOS - "LAGOA DO SOBRADINHO" - PARTE 14

Enquanto meus amigos tomavam café iam lendo o jornal e assistindo televisão para se inteirarem das notícias locais. Assim, ficaram sabendo que foi de US$ 14,7 milhões, as exportações piauienses de cera de carnaúba nos dois primeiros meses do ano de 2012. O algodão, o mel natural, couros de caprinos são também outros produtos que se destacam na exportação piauiense.

No sul do Piauí, principalmente na região de Uruçuí e Bom Jesus o cultivo de soja vem crescendo. Na safra 2010/2011, a média de quilos colhidos por hectare no local alcançou a marca de 4,3 mil quilos, a maior do Brasil. Em destaque também nas notícias do dia estava a apresentação do “Espetáculo da Paixão de Cristo” que será as 18:00 horas do dia 06 de abril, hoje, sexta- feira da Paixão, no largo da Igreja São Sebastião. Conforme noticiava a imprensa promete ser o maior espetáculo ao ar livre do norte do Piauí. Participam do evento 85 atores fixos, 40 coadjuvantes e 80 figurantes.

Os amigos mostraram interesse em assistir esse acontecimento, então nos apressamos para fazer cumprir a nossa agenda, em tempo de retornarmos para assistir esse belo espetáculo. E saímos com destino a Lagoa do Sobradinho que fica no município de Luís Correia a 10 km da entrada do Macapá.

Para se chegar a Lagoa do Sobradinho o caminho é a PI – 116, uma estrada toda asfaltada, com uma vista linda de carnaubais. A lagoa é belíssima, de águas claras contornada de areia branca. Tem 10 km de extensão e é constituída de pequenas lagoas naturais que se formam entre dunas em conseqüência da chuva.

Os amigos turistas queria conferir in loco o texto escrito em 14.07.2010, por José Albuquerque Santos no Jornal da Parnaíba on line, que diz:

“Além da fantástica beleza natural, o visitante poderá contar também com a recepção de um povo nativo e muito acolhedor. Além da lagoa em si o turista encontra uma infinidade de dunas. Um lugar paradisíaco, com um visual de tirar o fôlego.

A Lagoa de Sobradinho está preparada para proporcionar momentos inesquecíveis para quem procura turismo, aventura, terapia e lazer, através de um encantador cenário de Natureza preservada. Lagoas improvisadas surgem entre as areias. Os contornos e as silhuetas das dunas são sensuais. Os reflexos multicores das águas das chuvas vão do azul turquesa ao verde esmeralda. Um giro de 360 graus faz revelações surpreendentes em cada ângulo. É nesse silêncio é que se ouve o diálogo da Natureza. Na paisagem do litoral do Piauí, imagens de um espetáculo emocional.”

Segundo eles, meus amigos visitantes, Albuquerque disse somente a verdade ao descrever a Lagoa do Sobradinho. Tanto é, que a Rede Globo de Televisão a utilizou como cenário da próxima novela “Cheias de Charme”, que deverá passar brevemente no horário das 19:horas. As filmagens no Piauí aconteceram no mês de fevereiro de 2012, os artistas e a equipe de filmagem permaceram quatro dias na lagoa. Em Parnaíba a Ponte Simplício Dias e o Porto das Barcas também serviram de cenário para a novela escrita por Filipe Miguez e Izabela Oliveira.

A Lagoa que estava escondida, agora é um ponto turístico que encanta os turistas. Mas, nessa manhã de Sexta – Feira da Paixão, o contato com a natureza foi bem mais próximo, porque tudo era silêncio. Os únicos dois bares existentes no local estavam fechados. Só o sol, o barulho do vento, água e o céu azul nos faziam companhia.

Aproveitamos esse encontro com a natureza para orar, afinal estamos na Sexta – Feira Santa, dia em que Jesus foi julgado, crucificado, morto e sepultado. Todo sofrimento em prol da nossa salvação. Lembramos que deveríamos retornar para assistir a encenação da Paixão Cristo. Pena que não chegamos em tempo porque não resistimos e fomos até a Praia do Arrombado que dá PI – 116 até o mar tem um trecho de piçarra e ainda demos uma entradinha no Maramar.

Antes de dormir ainda fomos no Dogão Lanches, uma lanchonete familiar, na Av. São Sebastião, que apresenta um cardápio com 77 tipos de sanduíches. Os preços vão de 3,00 a 25,00 e ainda oferece sucos naturais, tudo preparado com carinho e qualidade.

Amanhã iremos ao Cajueiro da Praia, apreciar as belezas da Praia de Barra Grande.

------------------------------------------

Parte 14 do Livro “O Quinto” que está em fase de produção e sendo transcrito para o Recanto na proporção que escrevo. O oitavo dia com os amigos. A visita ao " Cajueiro da Praia ” – Parte 15, será o próximo capítulo.

Obs: Essa matéria foi produzida de 08.04.2012 e a novela "Cheia de Charme" começou a passar na rede Globo de Televisão no dia 16.04.2012. As cenas gravadas na Lagoa do Sobradinho e na Ponte Simplício Dias já foram apresentadas e a novela continua passando na rede Globo.

Maria Dilma Ponte de Brito
Enviado por Maria Dilma Ponte de Brito em 08/04/2012
Reeditado em 18/04/2020
Código do texto: T3600340
Classificação de conteúdo: seguro