OPORTUNO

Já é difícil quem não saiba que 90% da riqueza esta concentrada nas mãos de poucos, mais muito pouco mesmo. O fato é que relativamente desses poucos, podemos dizer que uma mínima parcela quase irrisória, chegou a sua opulência por sorte do destino; já outra mínima parcela, porem não tão irrisória assim, tenha legado de seus antepassados tal fortuna ou, oportunidade para multiplicá-la. E nesta linha de pensamento, deixaremos de lado pessoas brilhantes e talentosas; apesar de que outros por traz deles e a sua sombra venham aproveitando-se da oportunidade para ganhar algum e depois mais outro e outros – juntando assim seu primeiro milhão.

Com base nesse principio, por minha conta e risco, creio e cultivo o pensamento que se tratando de riqueza, em tudo há oportunismo humano, - não é oportunidade e sim oportunismo – a regra básica do individualismo ensinada às crianças desde quando se aprende a falar e, talvez, a razão porque deixamos a inocência de lado quando crescemos. De uma forma profunda e obscura essa presença é invólucro e vem na desculpa de que é necessário aprender a se virar para então enfrentar o mundo e suas afluências depois dos portões de casa

Nosso modelo de grupo e cooperação está finado e quem sabe não foi pedido um IPO e dividido em ações preferenciais, nominativas ou ordinárias... Oportunistas já ganharam milhões vendendo idéias de motivação e trabalho em grupo como se fosse uma fórmula mágica. E, portanto, o que estará por vir depois disso? Todos os dias, a cada semana, durante vários meses, e por anos e anos sonhamos com um futuro próspero. De que futuro está falando (...?).Educação já é um rótulo carimbado que causa náuseas; a cultura dos povos é um passo distante mostrado numa tela em imagem de cristal liquido; o modelo de saúde depende do que você come e como vive; a inteligência é considerada uma qualidade nata e não tem porque ser maleável; o planeta já pode ser consumido, está liberado; e a religião já é estória além de segregação (...)

Desta forma pouco pessimista devo esperar que dezembro de 2012 chegue logo, e tão logo leve nossos erros e também os acertos. E, por que não, depois do aniquilamento comece tudo de novo?, e assim com um simples par ou ímpar o ganhador jogue o dado esperando o numero mais alto da peça.

Eu por minha vez, voltarei quieto pro meu canto, e com meus devaneios continuarei afogando meus olhos entre o sorriso e a maldade até que tudo termine, mais uma vez. Só que isso, será outra história.

Diálogo
Enviado por Diálogo em 10/04/2012
Código do texto: T3604112