O Ato da Escrita

Escrever é uma atividade extremamente importante para o desenvolvimento do indivíduo. O contato com a escrita sugere que os indivíduos passem a exercitar a cada dia suas múltiplas dimensões com o objetivo de esclarecer, lançar luz sobre todas as faces da vida humana e também sobre a sua própria vida. Nesse sentido, a escrita se apresenta como uma técnica fundamental para que o indivíduo possa realizar o autoexame e a autopesquisa de uma variedade de conteúdo que possibilitara uma infinidade de vivências que experimentamos na investigação de diversos assuntos que se propõe contextualizar. Em outras palavras o ato da escrita resulta no trabalho do registro de pensamentos e de novas ideias que se deixado de lado certamente se apagaram da nossa memória.

É importante salientarmos que a escrita não se limita à sua empregabilidade enquanto técnica de registro. A atividade da escrita é tão rica que possibilita uma experiência consciencial ao indivíduo. Pois para poder escrever é necessário, antes de qualquer coisa, reconstruir a experiência mentalmente, e ai por em prática o que surgiu na memória, reproduzindo tal experiência que passa ser única a cada indivíduo.

A atividade da escrita é também uma oportunidade de mobilizar e conscientizar. Consequentemente a atividade de escrever torna-se um poderoso exercício de comunicação que diretamente pode influenciar um grupo e /ou uma sociedade inteira. Daí a importância da empregabilidade da ética ao conteúdo escrito, pois o material escrito permite a reflexão, enquanto uma imagem não nos permite tempo suficiente para pensar, passando a escrita ser uma fonte rica em termos de informações, na qual se podem descrever detalhes de uma imagem que é contemplada por nossos olhos.

Devemos também levar em conta que para se escrever é necessário entrar em contato com uma diversidade de obras seja elas de preferência literárias, sendo assim quando lemos algo à mente precisa fazer um exercício para construir uma visão mental do que está escrito, com isso o ato de escrever e/ou entrar em contato com a escrita possibilita aos indivíduos a oportunidade de se desenvolverem o tempo todo. Tal desenvolvimento se dá pela reflexão do que lhes é apresentado ou pelo conteúdo registrado pelo próprio indivíduo. Por tanto, a experiência da escrita não se limita apenas as técnicas de registro, mas também ao conteúdo experienciado por cada indivíduo que se motiva em construir uma ideia ou busca o contato com o que já está exposto em uma obra literária.

Douglas Silva
Enviado por Douglas Silva em 13/04/2012
Reeditado em 13/04/2012
Código do texto: T3610227
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.