Tô querendo demais?

Todo dia é a mesma coisa, somos informados sobre a criminalidade crescente de crianças e adolescentes. É comum a revolta da população sobre o assunto, afinal, queremos que todos os criminosos sejam devidamente punidos, indistintamente, sejam homens, mulheres, crianças ou adolescentes, queremos justiça.

Quando uma criança pega um caco de vidro e assalta alguém, fica aquela sensação de impunidade. Sabemos que mesmo que aquele caco mate alguém, o crime ficará impune. Imagina então os crimes patrimoniais, estes sequer são denunciados. Se uma criança de oito anos passa com um caco de vidro arranhando os carros na rua, ninguém faz nada. Nem vai a delegacia, aceita o prejuízo, xinga um pouco e deixa pra lá, afinal, não se pode fazer nada.

Nós, população, ficamos como meros observadores da violência, seja ela qual for. Nos sentimos como expectadores, até que nos aconteça alguma coisa. Até que passemos para o outro lado, o lado da vítima.

Aí, quando somos vítima, é ainda pior, pois somos vítima e expectador ao mesmo tempo, continuamos sem qualquer tipo de poder. Sequer podemos reclamar. Tem sempre alguém para nos jogar na cara que aquela criança ou adolescente não teve uma educação adequada, que era pobre, que seus pais eram ausentes por qualquer motivo, etc. É sempre um coitadinho.

Eu também acho que os problemas sociais brasileiros são grandes, e que as propagandas governamentais são mentirosas, afinal onde está o crescimento do país, se a educação continua a mesma porcaria?

Não quero que as crianças e os adolescentes fiquem trancados em uma cadeia, quero que eles fiquem obrigatoriamente estudando em uma escola de qualidade em tempo integral, e desde o jardim de infância, desde cinco anos.

Onde está o dinheiro para a educação?

Onde foi que o Brasil conseguiu dinheiro para ajudar outros países e não consegue melhorar seu sistema de educação?

E nós, que somos completamente subservientes, e que não cobramos dos três poderes ações concretas para sanar os problemas mais simples: educação e saúde!

Em quem você votou? Sabe o que ele está fazendo? Está satisfeito com nossos representantes parlamentares? Já cobrou de seu representante ações concretas? Escreveu, telefonou, enviou e-mail?

Quero deixar claro que também nada fiz, como você, mas que já está na hora de fazer.

Quero um país mais digno, quero entrar em um hospital público e não ver mais aquela guerra, quero que as crianças sejam educadas com qualidade, quero que os políticos que vejo pela TV sendo rechaçados e comprovadamente considerados corruptos, fazendo trabalhos forçados, quebrando pedras, sei lá, quero que sejam punidos.

Eles, depois que entram no poder (acho que é a água que tomam), se esquecem completamente da população. Deveriam ir a um hospital público por semana, a uma delegacia, a uma escola. Estão lá por nós, e por que ficam contra nós?

Quero passar por uma criança ou por um adolescente e não sentir medo. Tô querendo demais?

Cinthya Fraga
Enviado por Cinthya Fraga em 15/04/2012
Código do texto: T3614485
Classificação de conteúdo: seguro