MISSA DE 7º DIA DA IRMÃ ROSÁRIO.


     Os paroquianos do Sagrado Coração de Jesus se unem ao pároco Monsenhor Dermival, ao seu vigário cooperador Pe. Edvan e à Família Macedo para no 7º dia da passagem da Irmã Rosário para a vida eterna participarem da Celebração da Esperança. 

     Nesta Santa Missa, embora estejamos todos saudosos com a sua partida, queremos louvar, bendizer e agradecer a Deus por sua vida e por sua vinda à Brejo Santo. 

     A menina Eleuzina nasceu no município de Barbalha, no lar do casal José Manuel da Costa e Joaquina de Jesus Macedo.Foi chamada à vocação religiosa e pertenceu por mais de 50 anos à Congregação das Irmãs Sacramentinas, dedicando sua vida ao serviço do Senhor, sendo como sempre dizia humildemente “uma vassourinha nas mãos de Deus”. 

     Antes mesmo da abertura da Casa da Congregação em Brejo Santo a sua ação já se fez notar.Em visita ao seu irmão Júlio Macedo Costa e família despertou nos paroquianos do Coração de Jesus o desejo da presença destas batalhadoras na nossa terra. Semeou nos corações dos jovens uma sementeinha e daí surgiu o primeiro grupo de jovens da Paróquia. Ela como João Batista abriu as veredas, aplainou os caminhos. 

     Não veio entre as três primeiras irmãs que abriram a Casa. Só depois. 

     Ao chegar a esta paróquia já encontrou os Grupos Bíblicos orientados pela Irmã Maria Alice. Ao lado da mesma partilhou da evangelização dos adultos e como ação concreta dos membros dos Grupos Bíblicos deu início a um trabalho com enfermos. Era a semente da Pastoral da Saúde. A exemplo de Jesus cuidava do homem na sua totalidade: tentava curar alma, espírito e físico, libertando a pessoa do pecado e da enfermidade.
Junto à Irmã Maria Alice e as voluntárias Giseulda e Marineusa deu inicio ao curso da Crisma preparando os jovens a partir de 14 anos para receber o Sacramento da Crisma assumindo assim o seu batismo como cristãos adultos, se colocando a serviço do Reino. Como gesto concreto de uma das turmas de crismandos, foi construída no bairro Serrote, a casa da Odete, uma doente mental.
Desde o início de sua missão nesta paróquia se voltou para aquela comunidade, onde assistiu seus moradores oferecendo-lhes assistência espiritual e material, tentando além de evangelizar, informar e formar com educação infantil e regular,em parceria com a ACOBRESA, o Lions e a Secretaria de Educação do Município; e até mesmo a educação profissionalizante para jovens e adultos através de cursos de pintura, bordados e outros afins e de alimentação alternativa no Clube de Mães ali por ela orientado, no sentido de minorar a subnutrição, de onde brotou mais tarde, a semente para a Pastoral da Criança. 

     No ano de 1989 a Irmã Rosário representando sua Congregação, em parceria com a ACOBRESA (representada por Marineusa Santana) celebra convênio com a Secretaria de Ação Social do Estado do Ceará com a finalidade de conseguir a construção de casas populares para a citada comunidade. Com recursos do Programa “Apoio à Moradia” foram construídas de blocos cerâmicos, em sistema de mutirão 17 residências a fundo perdido. As mesmas tinham as seguintes dependências: uma sala de visita, um quanto, uma sala de jantar conjugada à cozinha e um banheiro com quite sanitário. 

     Participou do 1º ECC, nesta paróquia, junto aos 30 casais, assumindo a partir daí a orientação espiritual dos mesmos no pós-encontro, e nos encontros subseqüentes. Foi considerada a Mãe Espiritual do ECC durante toda sua permanência aqui. 

     A sua assistência ao bairro Serrote foi notável desde a sua chegada a esta cidade; e o sonho de promoção às crianças e adolescentes da paróquia, em especial daquele bairro se concretizou quando junto a um grupo de casais que haviam participado da 3ª Etapa do ECC, na Diocese do Crato deu o pontapé inicial para um trabalho social com crianças e adolescentes que já se encontravam na rua, e nasceu “ A Pastoral do Menor”.Estão até hoje alguns dos casais neste trabalho coordenados por Dr. Lucena e Maria do Socorro. Através de doações locais e de convênios com outros países conseguiram recursos para a construção da sua sede própria. 

     Com alguns casais encontreiros iniciou os cursos para noivos e para batismo, e após a “1ª semana Nacional da Família” passou a orientar os casais que formaram A Pastoral Familiar da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus.
Revitalizou o Apostolado da Oração presente em nossa paróquia desde o paroquiato do Padre Viana.
    Na sua doação incansável esteve presente à Pastoral do Deficiente desde a sua fundação cooperando com os membros onde e quando se fazia necessário e partilhando o trabalho com os casais de apoio, coordenados inicialmente por Francisco Reinaldo e Iracema . 

    Com amor e com uma vitalidade impressionante realizava o trabalho de ministra da Eucaristia, se fazia presente à Fraternidade Eucarística, às reuniões de Forania, às Assembléias Diocesanas, enfim a tudo onde fosse solicitada a sua presença. 

    Assim era a Irmã Rosário: incansável, batalhadora, pela implantação e crescimento do Reino de Deus aqui na terra. 

     A Ela a nossa gratidão por ter assumido a maternidade espiritual dos paroquianos do Sagrado Coração de Jesus de Brejo Santo. 

     Que no céu continue sendo a nossa intercessora junto ao nosso Deus Uno e Trino.