<> ENTRE O AMOR E A COVARDIA <>

Ainda hoje, fazendo cem anos que o Oceano Atlântico engoliu o TITANIC(14-4-1912), esse naufrágio nos assombra e pungencia. Eram 23,40hs de uma noite acinzentada quando este colosso, que tinha tudo no supernativo, sofreu o impácto de um iceberg. Então o maior, o mais luxuoso, o insubmergível, estava condenado a desaparecer do mapa dentro de 2 horas e meia, levando consigo 1517 vidas.

Diante do terror da morte iminente, ficou estabelecido que entre os náufragos, mulheres e crianças, teriam prioridades nos botes, que não comportavam a todos. Magnatas como Benjamin Guggenheim, Molly Brown (dono das minas de prata do Colorado), Andrews(o construtor do Titanic) John Astor IV (o maior proprietário de Hoteis e Arranha-céus do mundo) Edward (o Comandante do navio), naquele momento, tinham a mesma importancia do mais simples dos Marujos.

E foram todos os homens serenamente para o bar do navio aguardar seu trágico infortúnio.

Mas foram DOIS OUTROS personagem que deram origem ao título desta crônica:

PRIMEIRO FOI A SENHORA STRAUS, esposa do bilionário Dr. Straus, que emocionou o mundo com uma comovente história de AMOR.

Estabelecido que os homens não poderiam embarcar, ela dispensou seu direito ao bote e juntou-se ao marido, mesmo sabendo da morte iminente. MORRERAM ABRAÇADOS.

O SEGUNDO FOI O SR. BRUCE ISMAY, dono da cia. inglesa propretária do Titanic. Pelo que eu lí, esse passou à historia como COVARDE. Assim que o navio começou a "fazer água", ele, no instinto de sobrevivência, pulou no bote como uma ratazana, e se salvou.

Mas esse gesto selou seu destino. Perdeu amigos e até a família rejeitava a convivência com um acovardado. Teve um certo pudor de estar vivo. Morreu fisicamente, em 1937, 25 anos depois do naufrágio de sua alma.

Mas ainda assim, não LOUVAREI a atitude de Mrs. Straus, nem CONDENAREI o Sr. Bruce Ismay. Aprendi com o escritor Polonês Joseph Conrad (1857-1924) que: "Somos todos CORAJOSOS e somos todos COVARDES. Esperemos que o destino nunca se lembre de nos testar".

2010 marcio felix