Crônica de um "Universiotário"

É... Mas um mês na universidade... Segundo mês, comecei dia 27 de fevereiro e ainda vou fazer 2 meses na minha vida “universiotária”. Dois meses de curso, quatro boletos pagos. Sinta saudades do tempo que a minha vida girava em torno dos boletins da escola, hoje ela gira em torno dos boletos, dos boletos e mais boletos. As provas são coisas secundárias. Mas enfim estou amando a universidade.

É um mundo novo onde me sinto num documentário do Discovery Channel, onde animais lutam em busca pela sobrevivência, onde o conhecimento deve ser alcançado sozinho, sem o professor atrás de você para entregar trabalhos ou copiar a matéria. Luta para chegar primeiro na fila da copiadora, para contar moedas para pagar dez centavos numa Xerox, brigando com a metade da turma porque um grupo quer o ar condicionado gelando e o outro quer desligar o aparelho e numa turma com noventa alunos, lutamos para conseguir um lugar na frente e não ficar no fundão da sala, vence quem acorda mais cedo e chega primeiro. A universidade não é hospital, mas vivemos pedindo e chorando pontos para o professores, e na maioria das vezes nunca conseguimos.

Nossa vida merece um programa do “Globo Repórter”, estou imaginando Sérgio Chapelin anunciando “Universitários: Onde vivem? Como vivem? Como se alimentam? Como pagam os boletos? Sexta, no Globo Repórter”. Parece brincadeira, mas o negócio é sério, amado leitor.

Qual o meu curso? Administração de Empresas. Talvez você possa estar pensando que eu não sabia o que queria fazer e resolvi fazer Administração. Está redondamente enganado, eu escolhi porque gosto. É claro que na minha turma 40% dos 90 alunos devem ter entrado por esse motivo. Mas a Administração de empresas já foi o curso válvula de escape, quem não sabia o que fazer optava por ela. Agora o curso do momento é Educação Física.

Agora o bom de fazer Administração é que a minha família me vê com o cara super ocupado, me vêem como um grande empresário, já os amigos me vêem como um vagabundo que não faz nada e fica jogando Paciência no computador. A realidade é dura, me vejo cercado de papéis, apostilas, livros e com certeza os boletos.

Mas o importante é que eu estou gostando e essa vida me faz bem. Estou esperançoso e estarei escrevendo mais sobre o que ser um UNIVERSITÁRIO.

Victor Terra
Enviado por Victor Terra em 20/04/2012
Reeditado em 05/11/2012
Código do texto: T3623410
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.