POR ONDE ANDAM OS PAIS?


   Nunca imaginei que depois de 25 anos de serviços dedicados de alma e coração ao magistério, eu me sentiria decepcionada, frustrada e sem vontade de trabalhar mais 3 anos até que eu tenha os benditos 50 anos que preciso para aposentar-me.

   Decepciona-me trabalhar com adolescentes que não tem interesse algum em aprender, que não sonham e não têm perspectivas de vida alguma. Decepciona-me ver o desrespeito imperar, a falta de valores morais, a ausência da família que acredita que sua atual função é colocar filhos no mundo e depois depositar na escola para que os professores criem e eduquem.

   Estou sempre a me perguntar em que mundo vivemos? Os pais esqueceram sua obrigação. Esqueceram que educar é um dever que lhes compete a partir do momento em que decidiram ser pais.

   O professor não consegue a presença do pai ou da mãe, quando deseja conversar sobre a vida escolar e atitudes de seu filho. Os pais simplesmente não comparecem à escola, simplesmente ignoram a existência daquele a quem deram a vida.

   E eu fico a me perguntar, que mundo é esse onde o próprio filho é relegado a último plano. Que pessoa pode ser e que valores pode ter esse filho, que é ignorado pelos próprios pais? Como ele pode respeitar o outro se não tem o respeito e atenção daquele que deveria ser seu amigo e protetor?

   Ser Educadora foi uma escolha do meu coração, neste meu caminhar tenho colhido belos frutos, tenho recebido agradecimentos, mas a cada dia que passa mais me entristeço ao ver grande parte dos meus alunos se perdendo, trilhando caminhos sem retorno.

   Tenho certeza de que tudo seria diferente se a família cumprisse o seu papel, se os pais dedicassem tempo do seu dia aos seus filhos, mas infelizmente uma família consciente do seu papel é coisa rara atualmente. Por isso, não me canso de perguntar... Por onde andam esses pais?


Ione Rubra Rosa – 20-4-2012
Imagens Google

Ione Barbieri (Rubra Rosa)
Enviado por Ione Barbieri (Rubra Rosa) em 20/04/2012
Código do texto: T3623922
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.