O DÉCIMO TERCEIRO DIA COM OS AMIGOS - “TERRA DAS OPALAS _ PEDRO II” – PARTE 20.

Enquanto meus amigos tomavam café da manhã, o jornal passava de mão em mão. Eles leram que o 15º. Salão do Livro do Piauí – O SALIPI está programado para os dias 10 a 17 de junho de 2012. Acharam justas as homenagens que serão prestadas ao teatrólogo Francisco Pereira da Silva, ao cantor Luiz Gonzaga, ao teatrólogo Nelson Rodrigues e ao escritor Jorge Amado.

Expliquei aos amigos que nós temos também, o Salão do Livro da Parnaíba – SALIPA. Esse ano teremos sua quarta edição. A primeira aconteceu em agosto de 2009, homenageando o escritor Ovídio Saraiva e contou com a presença de escritores ilustres como Moacyr Sclyar (in memorian) e Assis Brasil, que proferiram palestras. A segunda edição foi em agosto de 2010 e o escritor Humberto de Campos foi o homenageado. Contou com a presença do escritor Salgado Maranhão que proferiu palestra para abrir o evento. O terceiro SALIPA aconteceu em setembro de 2011 e homenageou o publicitário Renato Castelo Branco. O escritor Inácio Loyola de Brandão abriu o evento com uma excelente palestra. O quarto SALIPA deverá ser anunciado em breve.

Para cumprir a agenda, seguimos para a cidade de Pedro II, conforme estava no nosso roteiro, desde ontem. Fomos pela BR 343 até a cidade de Piripiri e de lá pegamos uma rodovia estadual até a “Terra das Opalas”. O percurso foi de mais ou menos 210 km. A cidade de Pedro II está localizada no norte do Estado do Piauí e fica aproximadamente a 195 km da capital, Teresina.

Além do clima maravilhoso que chega até 16 graus à noite, possui outros atrativos como a “opala”, pedra semipreciosas que são encontradas nas minas dessa região. É em Pedro II que fica a única reserva nobre de opala do país e um rico artesanato utilizando o minério da terra. Assim, belas peças como anéis, brincos, colares, camafeus são produzidos por artistas cada qual com um design mais bonito que o outro. Outro trabalho artesanal que se destaca na região, são os feitos em tear com fios de algodão como redes, tapetes, caminho de mesa, jogos americanos, almofadas e outros trabalhos.

.

Quem vai a “Terra das Opalas”, não pode deixar de visitar o Morro Gritador que tem 280 metros de altitude e nem deixar de tomar banho nas águas frias da Cachoeira do Salto Liso, com queda d´água de 30 metros.

“Suíça Piauiense” é uma outra denominação dada a cidade de Pedro II, em virtude do seu clima que é em média 23 graus ao dia e cai ao anoitecer. Na época do Festival de Inverno que já está na sua nona edição, agendado para 7 a 10 de junho 2012, as pessoas usam casacos e botas para esperar o frio que às vezes é intenso. O festival são quatro dias de atrações, reunindo arte, cultura e muita música. Milhares de pessoas prestigiam esse grandioso evento. Os shows acontecem nas praças e cantores renomados são esperados todos os anos. Vanessa da Mata, Nandi Reis, Hermeto Pascoal, Maria Rita, Zeca Baleiro, Ivan Lins, Dominguinhos, Edson Cordeiro, são exemplos de artistas que já marcaram presença nesse grande evento nordestino.

Como a cidade tem poucos hotéis para abrigar tanto turistas, as casas residenciais se preparam para abrir suas portas alugando seus cômodos para os visitantes. A culinária de Pedro II também é muito apreciada. Pratos típicos da gastronomia local como a galinha cabidela, a leitoa a pururuca, o licor de uva, merecem destaque nesse item. Para dá conta de alimentar tanta gente, no período do Festival de Inverno, vários restaurantes de Teresina, capital do Estado do Piauí, armam suas tendas para oferecer comida e bebida de qualidade àqueles que por lá passarem.

A cidade muda nesses quatro dias do Festival de Inverno que acontece anualmente, mas nos outros dias do ano é tranqüila e pacata. Economicamente destaca-se também na apicultura e comercializa a cera de carnaúba, a castanha do caju, o couro caprino e bovino e a castanha de caju.

Meus amigos compraram muitas peças artesanais e fotografaram todas as belezas de Pedro II. Amanhã eles querem visitar o artesanato de Parnaíba. Já estão se preparando para levar as lembrancinhas e souvenir para os amigos que deixaram em suas origens.

..........................................................

Observação: o Festival de Inverno de Pedro II de 2012 será realizado entre os dias 7 a 10 de junho. Contará com a presença e a voz de Lenine e Milton Nascimento.

Parte 20 do Livro “O Quinto” que está em fase de produção e sendo transcrito para o Recanto na proporção que escrevo. “Artesanato Parnaibano.” Será a – Parte 21.

Maria Dilma Ponte de Brito
Enviado por Maria Dilma Ponte de Brito em 24/04/2012
Reeditado em 18/04/2020
Código do texto: T3629930
Classificação de conteúdo: seguro