Capitanias hereditárias.
 
Nosso  Pais voltou no tempo, retrocedemos aos anos de 1534, à época das Capitanias Hereditárias.
O Marques de Pombal,em 1579 tentou arrumar as besteiras que D.João VI tinha cometido e acabou com elas... Coitado, como se enganou, achou que tivesse acabado...Errou feio!

Alguém duvida que  ainda temos  as famosas capitanias hereditárias?
Acha que não?Então preste atenção em nossos políticos. Olhe nosso Congresso. Olhe para Brasília...
Tudo começou quando surgiu a primeira capitania, hoje Fernando de Noronha,daí para frente o Brasil foi fatiado em quinze “pedaços” como pão de forma.
Tenho quase certeza que a industria de Pão Pullman já devia estar lá para orientá-los.
Hoje os donatários não possuem a carta de doação, mas isto não faz nenhuma diferença,senão vejamos:

Roberto Jefferson,filho de político,tem filha vereadora,Zeca Dirceu filho de José Dirceu,
Jaqueline Roriz filha de Joaquim Roriz, Fernando Collor filho de Lindolfo Collor , Roseana Sarney dispensa apresentações, A.C.M.Neto , Aécio Neves,vieram no “vácuo” dos avôs.
A câmara dos deputados hoje tem uma bancada  de herdeiros muito maior  que a das legendas da casa,
são mais de quinze netos e filhos de políticos que trilham o caminho dos patriarcas.
O pior que os escândalos que seguem a maioria deles, não os alcança, eles parecem blindados!

Ô raça!Será que a nova geração será melhor, gente responsável e honesta?Não sei não, dizem que “Quem sai aos seus não degenera”,que a”A fruta nunca cai longe do pé”,são ditados antigos, mas verdadeiros, enfim vamos ver...
Assim como os escravos que cansados de serem tripudiados, fugiram  formando quilombos, nós em nossas casas estamos como eles, em nossos quilombos, apenas presenciando tudo, assustados,tão desencantados que não queremos mais nem ler noticias sobre política, ou melhor, nem ouvir falar nela...Para azar e burrice nossa!
Que saudades de sentir o coração quase sair pela boca de tanto correr em plena Praia Vermelha no Rio de Janeiro, para fugir de quem mandava no País naquele momento, deixando pelo caminho sapatos, bolsas sem identificação ou documentos, esquecendo livros caríssimosdentro de bueiros...
Acredite, houve uma geração  que reagia inconformados com  situação,muitos pagaram alto preço...

Hoje  quatro gatos pingados comparecem para assistir as famosas sessões da Comissão Parlamentar de Inquérito,sobre algum escândalo de corrupção.
Ela está mais  desacreditada que coelhinho da Páscoa,ninguém acredita,mas finge que ele existe!

Você já viu algum “réu” dessa Comisão (que está mais para começão de dinheiro)ir para cadeia? Se viu me avise, por que não conheço nenhum!
O Próprio Senador José Sarney, Presidente do Senado disse que a mais nova CPI “vai dar em m..., e nos caberá limpa-la”!

É meu caro, só nos resta rezar para  que nosso donatário seja bonzinho...
Nossa Rainha Dona Joana Primeira , está tendo um trabalho hercúleo de super bombeira .
Não é a toa que se veste de vermelho, apagando incêndio, salvando gente de ser “fritada”,
fazendo rescaldo,tentando por ordem no galinheiro para afastar as raposas matreiras...
Está difícil, mas ela não desiste, ainda bem!

Uma coisa é certa ela  não conseguirá se livrar tão cedo dos famosos donatários e sua prole...
Não dizem que “não há bem que sempre dure nem mal que nunca se acabe”?
Pois é...
Tomara que um dia consigamos que o mal acabe, e seus genes  e suas capitanias desapareçam do cenário político...
 
 
M.H.P.M.