Sindrome do Pequeno Poder

O poder cega.

O poder corrompe.

Quer conhecer o tirano? Entrega-lhe o chicote.

A 'mosca azul' pousa sobre os palacianos.

A necessidade de reconhecimento é doentia.

O desejo de 'parecer ser' é muito real à mente insana.

Todo oprimido abriga o opressor dentro de si.

Todo oprimido que não se conscientiza, é um opressor em potencial.

O dominado que não se reconhece como tal, ao alcançar o poder, assume a postura do dominador.

O condicionado que não se conscientiza de sua condição, não transforma sua ação, não se liberta e, ao assumir o poder, irremediavelmente, sua prática será de abuso de poder.

Assim, as relações de poder, verticalizam-se veementemente, sob o comando doentio de egos tiranos, incapazes de se autolibertarem. Refém de si mesmo, o dominador vive amalgmado a pseudo ideia de ser superado pelo outro e, atormentado pelo medo de perder o poder, exerce-o com tirania.

Somente o ego verdadeiramente autônomo, é capaz do exercício de poder com liberdade, sem medo de ser feliz. Exercer o poder com amorosidade é ser capaz de horizontalizar as relações hierárquicas, para além de democratizar, qualificar e humanizar as relações de poder.

Até aí, nada de novo... Tudo isso já se sabe. Não que eu seja expert sobre o tema, ao contrário como aprendiz, a busca me leva a mergulhar ora na teoria, ora na prática. E, esse exercício constante de reflexão sobre a prática, vem apontando-me singulares e significativas descobertas.

A história da humanidade é reveladora... a teoria de diferentes e renomados autores respaldam afirmativas anteriores. No entanto, o já conhecido, estudado, ouvido e lido, nada, nada é comparável, ao vivenciado no dia a dia... Somente o efetivo exercício do poder, permite experienciar, perceber, constatar e, muitas vezes, ter que humildemente, curvar-se diante da teoria de que a "Síndrome do Pequeno Poder" se faz presente no cotidiano dos diferentes espaços de convivência humana, em maior ou menor grau de incidência, mas infelizmente, se faz...

Gelci Agne
Enviado por Gelci Agne em 29/04/2012
Reeditado em 09/05/2012
Código do texto: T3640747
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.