O DÉCIMO QUINTO DIA COM O AMIGOS - "PIRIPIRI" - PARTE 22.

Hoje está completando quinze dias que meus amigos estão em Parnaíba. Eles leram em algum lugar que o Piauí é único estado brasileiro com mar e sem um porto marítimo. Fiz um breve relato, contando para eles que Parnaíba foi a porta de entrada e de saída de vários produtos através do Porto das Barcas e de Amarração (atualmente Luis Correia), durante parte do século XIX e por quase todo o século XX. Exportava o pó e a palha de carnaúba, o coco babaçu, óleo de pequi, folha de jaborandi, fibra de agave, castanha de caju, dentre muitos outros produtos.

Mas, desde 1909 quando o navio denominado “Occidente”, pertencente a Companhia de Navegação a Vapor do Maranhão ficou encalhado por vários dias, levando sua perda total, ficou evidente a inadequação da Barra de Amarração com porto comercial. Daí vem uma longa história, uma incansável luta pela concretização do Porto de Luís Correia. Em 1930 já havia a grande preocupação com o seu assoreamento e a estagnação das atividades em Amarração, antigo nome da cidade de Luís Correia.

A Associação Comercial, Presidentes, Deputados, Senadores, Governadores vem lutando para a construção do Porto de Luis Correia. Em 1950 o Presidente Getúlio Vargas visitou o Piauí e comprometeu - se com sua construção. Com o suicídio de Getúlio a esperança seria o Presidente Juscelino que também não realizou esse grande sonho. Todo novo Presidente acendia a chama de ver o Porto de Luís Correia em pleno funcionamento, mas não passava de ilusão. Os piauienses mais uma vez acreditaram que o Porto de Luís Correia seria uma realidade quando em 22 de fevereiro de 2006, o Presidente Lula ao visitar a cidade de Parnaíba, proferiu um discurso na Universidade Federal do Piauí, Campus de Parnaíba prometendo concluir o Porto de Luis Correia. Em 2008 foi sugerido a sua inclusão no Programa de Aceleração do Crescimento – PAC e em 2009 a obra de construção do Porto de Luís Correia foi inclusa nesse programa e garantida sua conclusão para o final de 2010. Já estamos quase na metade do ano de 2012 e o Porto de Luís Correia ainda não está pronto para fazer prosperar a economia piauiense, gerar empregos e trazer muitos outros benefícios ao estado piauiense.

.

Após esse ligeiro relato que não sei se deixei por satisfeito meus amigos, tomamos o café da manhã e seguimos com destino a cidade de Piripiri que fica a 168 km de Parnaíba.

Nossa Senhora dos Remédios é a Padroeira da cidade e ela é banhada pelo rio dos Matos. Muito indagam a origem do seu nome. Explicam os historiadores que significa capim ou junco, arbusto abundante na fazenda de Padre Freitas que foi o fundador da cidade.

Tem como principal ponto turístico o Açude Caldeirão que fica a 9 km do centro da cidade, com 54 milhões de metros cúbicos de água. É ponto de encontro de banhistas, de quem quer praticar esportes náuticos e saborear a boa gastronomia da terra. Muitos bares estão instalados no entorno do açude, oferecendo diversos tipos de peixes, o baião de dois, o pirão e outras iguarias própria do local.

O açude foi feito com o objetivo para irrigar campo de agricultura e abastecer o moradores da região. O milho, mandioca, a melancia, o coco são exemplos de alguns cultivos de seu povo. Os peixes como tilápia, piaus, curimatãs são encontrados no açude. Patos nativos, garças, bem – te –vis também dão seu ar de graça ao ambiente.

A Cachoeira da Conceição é outro ponto turístico de Piripiri. Tem uma piscina natural e uma área de lazer dentro de 28 hectares de floresta nativa que encanta qualquer visitante. Já o açude Anajá atrai mais os pescadores devido a grande quantidade de peixes.

O Museu de Piripiri e o Memorial Expedito Resende com auditório, biblioteca, registram a história da cidade para quem interessar. Quatro faculdades estão ali presentes , são elas: Campus Piripiri da Universidade Estadual do Piauí – UESPI, Christus Faculdade do Piauí, Instituto Federal do Piauí e Universidade do Norte do Paraná. Cursos de Direito, Pedagogia, Administração, Contabilidade, Matemática, Enfermagem, Fisioterapia e outros mais são oferecidos aos piriripienses.

A cidade também se destaca pelas suas indústrias de confecções. Belos vestidos de noivas e de debutantes são produzidos lá com muita arte. A Festa da Saudade é tradicional, onde todos se vestem à moda antiga para um baile com valsas e muito requinte. A Pirifolia é um carnaval fora de época que também atrai muitos turistas.

Piripiri tem em suas terras o encantador Parque das Sete Cidades, é uma cidade pacata, de mulheres tão vaidosas que tem um ditado muito dito por lá: “ Paris cria e Piripiri lança a moda em primeira mão”.

................................................................................

Parte 22 do Livro “O Quinto” que está em fase de produção e sendo transcrito para o Recanto na proporção que escrevo. “ Campo Maior ” Será a – Parte 23.

Maria Dilma Ponte de Brito
Enviado por Maria Dilma Ponte de Brito em 30/04/2012
Reeditado em 18/04/2020
Código do texto: T3640996
Classificação de conteúdo: seguro