Aprendendo

Manoel nunca gostou de animais. Se os tinha era pelo prazer de maltratá-los. Foram diversos os cães que morreram de fome, sede e maus tratos. Feroz foi o único a continuar vivo e nem por isso era tratado com complacência. Na hora das refeições, Manoel preparava pratos repletos de carne e enquanto comia, instigava o cachorro e não lhe dava nem os ossos, nem os restos de comida. O cãozinho tinha que se contentar com um angu duro e azedo. A maldade do homem era tanta, que tendo se fartado, embrulhava os restos e colocava na lixeira da rua, fora do alcance do cachorro. Feroz que sempre o seguia, voltava cabisbaixo para seu cantinho imundo. Mas alguém não estava satisfeito com tanta covardia e uma noite fez com que Manoel tivesse um sonho diferente. O homem sonhou que era um cachorro branco muito bonito, gordo e feliz. Tinha uma casinha confortável, era bem alimentado e tratado com muito carinho. Seu dono no sonho parecia lhe muito familiar. “Tinha olhos pretos muito tristes e enquanto acariciava seu dorso ia dizendo:” viu Manoel como os cães gostam de ser tratados com respeito? Cães também sentem fome,frio,falta de carinho. Pensou se você fosse um cachorro tratado á pontapés, comendo comida velha e castigado pelas pulgas?”De repente o sonho mudou e perplexo Manoel viu que não era mais um cachorro. Voltara a ser ele mesmo e seu dono se transformou em seu cão feroz. Admirado ele ouviu o animal dizer:” Esse sonho é para que você reveja seu comportamento. O mesmo Deus que te criou, também deu vida aos animais. Viemos ao mundo para viver em harmonia e sermos companheiros enquanto existirmos”. Depois desse sonho Manoel aprendeu a lição e nunca mais tratou nenhuma criação com maldade, pois sentiu na pele o quanto os bichos são felizes se bem tratados. Quanto ao Feroz, não entendeu a súbita mudança do seu dono, mas ficou satisfeito com a alimentação que agora passara a ser farta e recebia ressabiado os carinhos a ele dispensado. 01/05/12 (Para a amiga zeni Silveira,minha fiel leitora.)