O tratamento merecido

Se você é uma pessoa responsável, que cumpre seus deveres e sempre dá o melhor de si, então você merece ser tratada como tal, não como uma criança incapaz ou irresponsável que deve ser lembrada o tempo todo de seus deveres. Caso você conviva com gente que lhe trata como uma pessoa que não tem noção de seus deveres, deve saber o quanto isso é desagradável. Uma pessoa quer ser tratada com respeito e consideração e viver com alguém que está sempre nos pressionando ou dando conselhos óbvios, repreendendo-nos por qualquer bobagem torna nossa vida bem azeda.

Se uma pessoa fala conosco como se fôssemos criancinhas tolas, isto é um claro desrespeito. E viver constantemente assim? Quem suporta? É um tipo de situação que transforma o cotidiano num tormento. E nós a vemos em vários casos: maridos que tratam as esposas como se fossem débeis mentais, pais que insistem em superproteger os filhos, mesmo quando eles já são adultos e deveriam, a rigor, decidir suas vidas. A pessoa que é tratada como incapaz sente que desprezam sua inteligência e sua capacidade em tomar decisões, resolver seus problemas e fazer as coisas sozinha. Além disso, quem nos trata como criancinhas invade nossa vida íntima, não respeita limites e se acha no direito de querer impor seu ponto de vista.

Viver sendo tratado assim submete qualquer pessoa a constante pressão, que pode ocasionar um terrível stress e mesmo rompimentos de relações. Uma relação onde um não respeita o outro e o trata como incapaz vai se desgastando continuamente até que chega o momento em que a pessoa pressionada não suporta e pode estourar depois de anos de emoções reprimidas.