Sobre Políticos: O Perigo de Emitir uma Opinião.

Na edição especial de fim de ano, a revista Época publicou a relação dos 100 brasileiros mais influentes, que de acordo com a redação mais se destacaram em 2011 pelo poder, pelo talento, pelas realizações, pela capacidade de mobilizar e/ou inspirar. A lista foi dividida em quatro categorias: Líderes, Heróis, Construtores e Artistas. Os perfis desses homenageados foram escritos por colaboradores convidados, conforme a afinidade pessoal ou profissional que tinham com o homenageado.Destes perfis, transcrevo o escrito pelo Economista e Escritor Rodrigo Constantino autor do livro "Liberal com Orgulho" sobre um dos Líderes homenageados:

" O ........... ( nome omitido*) não tem medo de se identificar com a direita democrática, num país onde há hegemonia da esquerda na política. Combate, com argumentos, as injustas cotas raciais, a despeito da pressão dos grupos organizados. Condena o uso do Estado para fins particulares. Tem sido firme e coerente ao atacar desvios de recursos públicos. Denuncia a doutrinação ideológica por órgãos estatais como o MEC. Não teme pregar maior rigor penal para reduzir a criminalidade mesmo isso sendo "politicamente incorreto". Defende a urgência de um partido que tenha a democracia, a economia de mercado e sólidos valores morais como plataforma. Talvez como nenhum outro parlamentar, representa aquilo que está tão em falta em nosso país atualmente: uma oposição verdadeira e com propostas concretas para um país mais livre, justo e próspero."

Este perfil com o título " A voz acima do sussurro da oposição" foi escrito sobre o senador (*) Demóstenes Torres, do Partido dos Democratas (DEM-GO).

Talvez, a partir dos fatos hoje conhecidos, sempre que alguém for escrever sobre políticos ou pessoas públicas, deva colocar uma observação: "ESTA OPINIÃO É SOBRE ATOS E FATOS ACONTECIDOS ATÉ A PRESENTE DATA. NÃO NOS RESPONSABILIZAMOS POR ATOS E FATOS FUTUROS".