O DÉCIMO SÉTIMO DIA COM OS AMIGOS - “LUZILÂNDIA – PARTE 24

Meus amigos acordaram mais um dia em terras parnaibanas. Eles já estão acostumados com a tapioca, com o cuscuz, com o bolo frito e com nosso queijo e coalhada caseira. O comentário hoje durante o desjejum foi a presença do Piauí na Revista “Na Poltrona”, edição 153, ano 13, de março de 2012, do grupo Itapemerim. A jornalista Veridiana Morais, descreveu nas páginas de 28 a 30 as belezas do Delta do Parnaíba.

Hoje o nosso destino é Luzilândia, uma cidade piauiense que tem 735,90 km2 e fica a margem direita do Rio Parnaíba. É uma cidade simples, pequena, que vive do trabalho assalariado, sendo o estado o maior provedor. Possui apenas uma instituição financeira, a agência do Banco do Brasil e os bancários são muitos respeitados nessa região. Gozam de prestigio, consideração e estima de todos.

Vários acessos levam a cidade luzilandense, inclusive a PI – 214 e 212. De Parnaíba a Luzilândia a distância é mais ou menos 100 a 120 km e a estrada não é tão boa como a BR 343. A cidade não tem aeroporto, mas tem campo de pouso com pista de aproximadamente 1.300 metros para aviões particulares. O terminal rodoviário é denominado “Camilo Leão”.

O artesanato local é rico em crochê, bordado, flores, peças de cerâmica, bolsas, trançados e é fonte de renda para a população. Os turistas adquirem essas peças nas feiras ou quando visitam a cidade para aproveitar a sua bela riqueza hidrográfica ou por ocasião das festas religiosas.

O povo luzilandense é muito católico. A padroeira da cidade é Santa Luzia. A Igreja da Matriz fica numa bela praça e o Santuário de Santa Luzia fica no Morro do Agave. Lá no alto tem uma grande imagem da Santa Padroeira que para atingi-la deve-se escalar uma rampa. Esse local é um ponto turístico que permite uma linda vista panorâmica.

O festejo da Padroeira de Luzilândia, Santa Luzia, se dá de 03 a 13 de dezembro. Os filhos da terra que estudam ou trabalham em outras localidades se planejam para participarem dessa festa religiosa que é a maior e mais importante de todas as outras. Ao redor da Igreja são armadas barraquinhas com comidas e bebidas, jogos e vendas de produtos variados.

Outra festa religiosa da cidade é procissão fluvial no dia de São Pedro, o Padroeiro dos Pescadores, as embarcações descem o rio Parnaíba em oração ao Santo protetor. O dia de São Francisco também é festejado com procissão, orações, cânticos, novenas e pregações. A Semana Santa e o Natal são exemplos de outras festas religiosas que são fervorosamente esperadas pelo povo de Luzilândia, que rezam e oram mais intensamente nesse período.

Outra festa imperdível da cidade luzilandense é o seu aniversário comemorado oficialmente no dia 10 de março. Bandas de músicas são contratadas para apresentação em espaços públicos e o tradicional bolo de aniversário é sempre exposto na Avenida Getúlio Vargas, a principal da cidade. O bolo tem a extensão da idade da cidade. Em 2007 o bolo tinha 117 metros, conforme notícia publicada na internet, assim em 2012 com seus 121 anos se conclui que o bolo mediu 121 metros.

Luzilândia demonstra através de seus imponentes casarões datados do século XIX e XX que foi uma cidade poderosa, próspera e rica e é uma cidade abençoada por grandes belezas naturais como as coroa do Rio Parnaíba e Ilhas Fluviais que oferecem praias, quando as águas do rio baixam e formam banco de areia. Isso acontece principalmente durante o período de junho a novembro. Opção para um bom banho em lugares pitorescos é que não falta em Luzilândia. Na época de chuvas o Riacho Grande é ideal para banho. Lá também tem o imperdível Banho do Benguê, o local é de uma beleza espetacular. E a 2 km da cidade fica o Açude Mariano, também muito freqüentando por oferecer um gostoso banho. Na margem do Rio Parnaíba, rio que corta a cidade, pode - se saborear pizzas, outros pratos e petiscos que oferecem os bares e restaurantes instalados no local.

A cidade de Santa Luzia é uma cidade festeira. Tem um excelente carnaval, em junho tem Quadrilha, a Vaquejada faz parte do calendário da cidade e o Forró é muito requisitado pelos luzilandense que programam festas com bandas e muito animação.

.

Meus amigos escutaram com interesse a história da cidade contada pelos nativos. Aproveitaram a fé daquela gente e rezaram com eles. Registraram tudo no laptop e na câmara fotográfica. Voltamos já no avançado da noite em tempo de recarregar as baterias para um novo dia.

................................................................................

Parte 24 do Livro “O Quinto” que está em fase de produção e sendo transcrito para o Recanto na proporção que escrevo. Aguardem a – Parte 25.

Maria Dilma Ponte de Brito
Enviado por Maria Dilma Ponte de Brito em 06/05/2012
Reeditado em 06/05/2012
Código do texto: T3653379
Classificação de conteúdo: seguro