Português!? Matemática!? É Você, Satanás?

Estou na reta final para um concurso público, estudando bastante e ficando muito chateado com coisas que vou vendo ao longo do caminho. No curso preparatório em que estou cursando, vira e mexe eu vejo um professor lançar um tema que eu nunca ouvi falar na vida, pergunto ao professor em que série se estuda tal horrendo tema e ele me diz: você estudou isso na oitava série.

Quando me deparo com situações como estas eu me pergunto: “ É você satanás?”, porque parece algo maligno, completamente endiabrado, matéria com cheiro de enxofre puro... Penso que há figuras de linguagem que não me apresentaram alguns tipos de raízes que nunca plantei no meu quintal, uma semelhança que jamais assemelhei.

Assustado, resolvo ligar para vários colegas que estudaram em colégios diferentes do meu. E pergunto se já viram tal capeta, e as respostas que eu ouvi foram:

“Isso é de comer?”

“Nunca fui a esse lugar”

“Nem sabia que isso existia”

“Como é que faz isso?”

“Cuma?”

“Tá amarrado em nome de Jesus!”

“Vá de retro, Satanás”

O caro leitor deve estar imaginando que a culpa é da educação pública. Sendo que a maioria das pessoas que perguntei é de colégios particulares. Isso é um raio-X da educação no Brasil, os alunos da educação pública não veem estes conteúdos pela falta de professores ou por eles estarem desmotivados; já os da rede privadas às vezes até veem, mas é tanto conteúdo que eles esquecem.

Tenho tristeza de afirmar que a nossa educação está indo por água abaixo, precisamos urgentemente de uma reforma. Aproveitando a oportunidade, faço um apelo às pessoas que pensem nos prefeitos que irão eleger em outubro, haja visto que o Ensino Fundamental é por conta da prefeitura. Vamos votar conscientes pelo amor de Deus e da educação.

Victor Terra
Enviado por Victor Terra em 08/05/2012
Código do texto: T3657455
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.