O DÉCIMO OITAVO DIA COM OS AMIGOS - “USINA HIDRELÉTRICA DE BOA ESPERANÇA – PIAUÍ” – PARTE 25

Fui questionado hoje no café da manhã pelos meus amigos visitantes porque a capital do Piauí é Teresina e não Parnaíba. Eles foram informados através de suas pesquisas que o Piauí é o único estado do nordeste que a capital não fica na cidade litorânea. Argumentei que a colonização do Estado aconteceu do interior para o litoral privilegiando a cidade de Teresina.

Mas, a cidade de Parnaíba foi pioneira em muitas áreas. A independência do Piauí foi proclamada a 19 de outubro de 1922 em Parnaíba. O cinema chegou primeiramente em Parnaíba, através dos irmãos Alfredo e Miguel Ferreira. O cine Teatro Éden foi inaugurado no dia 15 de novembro de 1924 e somente em 1933 eles montaram em Teresina uma sucursal de sua casa de espetáculo. A primeira emissora de Rádio do Piauí, a Rádio Igaraçu, foi instalada em Parnaíba no dia 03 de maio de 1940. A Capital ganhou em 18 de julho de 1948 a Rádio Difusora, a primeira de Teresina. O sinal de televisão chegou primeiramente em Parnaíba e o asfalto no estado do Piauí foi inaugurado também na Princesa do Igaraçu, outra denominação que recebe a cidade de Parnaíba.

O principal pólo econômico do Piauí até a primeira metade do século XX, era a cidade de Parnaíba, exportando babaçu, cera de carnaúba, nozes de tucum, algodão e outros produtos. Mas, a primeira capital do Piauí foi a cidade de Oeiras, que fica a 313 km de Teresina. Essa cidade histórica permaneceu como sede do governo até 1852 quando Teresina passou a ser capital do Estado.

Meus amigos ficaram interessados em conhecer um pouco mais da história do Piauí. Muitos fatos interessantes e muitas belezas ainda tenho que contar e mostra -los, mas em virtude do tempo e da distância para chegar até as cidades do sul do Piauí , resolvi apresenta-los em vídeos.

Comecei a sessão vídeo, mostrando a Usina Hidrelétrica de Boa Esperança que está localizada na cidade de Guadalupe, a 380 km da capital do Estado. A usina forma um grande lago artificial, atingindo um alto volume de água. No vídeo pode - se ver nas margens do lago, hotéis e balneários. Sua capacidade é de 5 bilhões e 400 mil metros cúbicos de água e foi inaugurada no dia 07 de abril de 1970 quando o Presidente da República Federativa do Brasil era Emílio Garrastazu Médici..

Antes da Barragem de Boa Esperança a energia elétrica ficava aos cuidados da Prefeitura Municipal. Cada cidade tinha sua usina que se responsabilizava pela distribuição precária da energia elétrica. Em todas elas o abastecimento deixava a desejar. Faltava frequentemente energia e nos anos 60 a campanha pela Barragem de Boa Esperança passou a ser intensa com vistas do conforto de todos e do crescimento econômica do Estado.

A Usina Hidrelétrica de Boa Esperança está localizada no Rio Parnaíba, entre os Estados do Piauí e do Maranhão e recentemente passou a fazer parte do Programa de Aceleração de Crescimento - PAC. Para a conclusão da instalação das eclusas junto a Barragem de Boa Esperança em Guadalupe, na segunda fase – PAC 2 , o investimento foi avaliado em 180 milhões.

Apesar da Usina da Boa Esperança produzir energia equivalente a 2% de toda geração de energia da Companhia Hidrelétrica do São Francisco - CHESF (notícia de fevereiro de 2012) , essa energia ainda não é suficiente para alimentar o Piauí. Mas, nos anos de 1970 a 1989 tinha potencial para suprir a necessidade de energia elétrica do Estado do Piauí, Maranhão e parte do Ceará.

A Barragem de Boa Esperança que foi construída com o objetivo de promover o aproveitamento hidráulico do Rio Parnaíba, trouxe sem dúvida outros benefícios, porque além de controlar as águas do Rio Parnaíba evitando enchente, colabora com o turismo da região, principalmente de Guadalupe. Milhares de turistas de todo país visitam o local para apreciar a beleza da Barragem, um verdadeiro cartão postal que enche os olhos de uma beleza ímpar. Dependendo de sua cota de armazenamento de água pode medir de 12 a 15 km de largura e a queda d’água é de 42 metros quadrados. Vale a pena ver in loco tamanha maravilha.

.............................................................................................

.Parte 25 do Livro “O Quinto” que está em fase de produção e sendo transcrito para o Recanto na proporção que escrevo. Parque Nacional da Serra da Capivara será a – Parte 26.

Maria Dilma Ponte de Brito
Enviado por Maria Dilma Ponte de Brito em 14/05/2012
Código do texto: T3666673
Classificação de conteúdo: seguro