O medroso

Dizem as más línguas que Jonas era tão medroso, que na hora do seu nascimento apontou a cabeça para fora por duas vezes e retornou ao útero materno por puro medo. Para que ele desocupasse as entranhas da sua mãe,foi preciso recorrer a uma cesaria.Dizem ainda que se ele não mamou no peito,não foi por falta de leite, mas por medo das tetas enormes de sua progenitora. Durante a infância não brincava com os amiguinhos por medo de ser empurrado e cair. Agradá-lo com brinquedos era impossível, tinha medo de tropeçar nos carrinhos, medo de cair ao chutar bola. A mãe o levava ao parquinho,mas ele tinha verdadeiro pavor dos escorregadores e balanços.Passou oito anos no primário,não por burrice e sim por medo.Não se manisfestava em sala por medo de errar a resposta,não respondia a chamada por medo de rirem de sua voz,não gostava de desenhar por medo das figuras que ele próprio criava.Dormiu na cama dos pais até a idade de treze anos,porque tinha verdadeiro pavor de dormir sozinho.Apesar de medroso,Jonas se tornou um rapaz bonito e muitas moças quiseram namorá-lo.Escreviam cartas românticas,simulavam encontros ao acaso,e faziam tudo para conquista-lo.O moço chegou a se interessar por algumas,mas faltava coragem para a aproximação.Aos vinte anos conheceu uma mulher quinze anos mais velha.Cheia de malícia e experiência ela conseguiu envolve-lo.Jonas se entregou ao primeiro amor sem medo e em uma cerimônia simples aconteceu o casamento.Tornou-se pai de gemêos.A menina era ágil,esperta e vivia rodeada de amigos.O menino era molenga,solitário e tinha medo da própria sombra.Jonas toda noite fazia companhia ao filho até que esse adormecesse.Cansada de esperar no quarto pelo marido,a esposa vinha busca-lo e era uma dificuldade fazer com que ele acordasse e descobrisse a cabeça,pois Jonas nunca deixou de ter medo escuro.