O DÉCIMO NONO DIA COM OS AMIGOS - “PARQUE NACIONAL DA SERRA DA CAPIVARA” – PARTE 26

O jornal “O Dia” de 13 de maio de 2012, domingo, dia das Mães e também dia de Nossa Senhora de Fátima, trouxe uma nota a respeito do Aeroporto de São Raimundo Nonato, cidade localizada ao sul do Piauí, a mais ou menos 536 km de Teresina, capital do Estado.

A obra foi iniciada em 2000 e a pista do Aeroporto Internacional da Serra da Capivara foi inaugurada em 2009. O governador do Estado determinou as Secretarias Estaduais de Infraestrutura – SEINFRA e de Transporte a priorização da obra para que o aeroporto esteja pronto nesse ano de 2012, conforme noticia portais e jornais.

Meus amigos e hospedes que estão visitando Parnaíba e algumas cidades piauienses ficaram animados para conhecerem o Parque Nacional da Serra da Capivara, considerado Patrimônio Cultural da Humanidade, pela United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization –UNESCO, que fica na sua maior parte na cidade de São Raimundo Nonato, Canto do Buriti e São João do Piauí. Todas três cidades situadas ao sul do Estado.

É possível apreciar no Parque sítios arqueológicos com gravuras rupestres, que caracterizam a presença do homem há 100.000 anos atrás. E também as serras, os vales e planícies, a diversidade biológica e paisagens de beleza surpreendente. Tudo encanta quem por lá passa, além de assegurar o turismo cultural e ecológico, garantindo o desenvolvimento regional.

Como não teremos tempo de chegar até lá porque mesmo de avião teríamos que ir através do Estado de Pernambuco por via Petrolina, resolvi dá seqüência a sessão vídeo e apresentei o Parque aos meus amigos com direito a comentários e congelamento de imagens para que eles curtissem tamanha beleza.

O vídeo mostrou a vegetação encontrada no local. São caatingas com aroeiras, xique – xique. Mostrou também os tatus gigantes, onças, macacos, jacus, as preguiças, os gaviões, os cavalos, as Ilhamas. Mostrou ainda a arqueóloga, historiadora, paulista descendente de franceses, Niéde Guidon criadora do Museu do Homem Americano, fundado em 1986, resultado da cooperação científica entre a França e o Brasil. Esse trabalho teve mãos de ecólogos, botânicos, químicos, físicos, técnicos que estudaram a interação do homem com o meio em épocas remotas.

O Parque está bem estruturado para receber os turistas. Oferece um artesanato em cerâmica e outras peças de valor artístico, esportes como o rapel e trilhas são opções de divertimento dentre outros, ainda tem guias para conduzir os visitantes. As pinturas rupestres estão relativamente conservadas, os paredões de pedras chegam até 100 metros e são belíssimos. São mais de 800 sítios já estudados, dentre eles estão o do Boqueirão da Pedra Furada, do Meio, da Perna, do Rodrigues, da Toca do Antonião e tudo meus amigos virão de pertinho, mas através do vídeo.

O Parque recebe muitos visitantes, uma média de 10 mil ao ano. E quem for por lá no período da seca, pode apreciar um céu mais azul, mas tem que ir preparado para as noites frias, podendo o termômetro marcar até 10 graus. Já entre outubro e maio o tempo é chuvoso correndo risco de acontecer tempestades elétricas.

Meus amigos ficaram encantados. Pretendem ir “in loco” apreciar tantas coisas belas. Mas ficará para uma outra viagem porque já estão falando em retornar. Amanhã iremos viajar através de outro vídeo para Santa Cruz dos Milagres.

...............................................................................................

Parte 26 do Livro “O Quinto” que está em fase de produção e sendo transcrito para o Recanto na proporção que escrevo. Santa Cruz dos Milagres será a – Parte 27.

Maria Dilma Ponte de Brito
Enviado por Maria Dilma Ponte de Brito em 15/05/2012
Reeditado em 15/05/2012
Código do texto: T3668457
Classificação de conteúdo: seguro