A familia.

Naturalmente somos germinados na célula família. Crescemos protegidos, cercados de cuidados, para que a semente tenha vida, raízes e ramifique. Inicia-se a herança do sentimento de preservação dos laços criados. Bem certo, que em alguns momentos derrapa-se numa curva e não estaremos sendo família. Quando isto acontece, podemos perceber o sentimento família aflorar no engajamento de todos, envolvidos na solução, que é a manutenção deste laço afetivo, que faz sincronismo de intenções.

Ser família é abrir-se para uma convivência suportável e compartilhada de espaço, sem se sentir os incômodos. É estar preparado para superar os desencantos, pois somente assim o espaço não se transforma numa imensa penitenciaria, onde cada um busca melhor brilho sem se importar em ofuscar os demais. Somente assim temos a família como perfeita referencia para formação de pessoas plenas de sociabilidade e amabilidade.

Numa analise fria e derrotista muitas vezes julgamos ser uma instituição falida, quando percebemos desencontros entre filhos e pais, inclusive culminando com crimes inconcebíveis, para nossa mente voltada a harmonia. É comum se abater pela apatia, quando sentimos, que o meio tem influencia na degradação de toda formação adquirida na família. Por isso se ouve tanto dizer, que a sociedade estragou uma pessoa bem preparada na família.

Sabemos do verdadeiro bombardeio sobre esta instituição, vindo do processo de massificação, sempre provocado pelos meios de comunicação. Diante desta coisa vil reinante, urge que a família esteja blindada por diálogos, conversas francas e abertas continuamente, elaborando reflexões, dissecando conflitos internos, pois somente assim estará imune de todas as facilidades e maldades, que proliferam e desgarram as ovelhas.

A família jamais poderá se eximir de ser uma concentração de diálogos entres membros num processo de cooperação constante ou do contrario se resume a um aglomerado de pessoas individualizadas sofrendo cada uma no seu canto suas dores e desilusões. Logo, cabe aqui o estimulo ao sentimento de religiosidade onde somos semelhantes e como tal devemos conviver e assim a família passa a ser uma bela realidade da comunhão.

Toninho.

15/05/2012

Texto para uma interação no Dia Internacional da Familia 15 de Maio.

Toninhobira
Enviado por Toninhobira em 15/05/2012
Reeditado em 15/05/2012
Código do texto: T3670139
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.