O VIGÉSIMO DIA COM OS AMIGOS - “SANTA CRUZ DOS MILAGRES” – PARTE 27

O livro do escritor parnaibano Assis Brasil intitulado “Beira Rio Beira Vida”, circulava na mão de meus hospedes durante o café da manhã. Francisco de Assis Almeida Brasil é natural de Parnaíba, nascido em 18 de fevereiro de 1932. Suas aptidões culturais floresceram muito cedo, provavelmente influenciadas pela mãe que tocava piano e declamava muito bem. Antes dos 12 anos de idade criou um jornalzinho de crítica, “O Serrote”, escrito no banheiro e feito a mão, para garantir a sua clandestinidade.

Deixou Parnaíba para estudar em Fortaleza e em 1949 viaja para Rio de Janeiro. Em 1966 já era crítico literário profissional do Jornal do Brasil. Hoje ele tem mais de 100 obras publicadas e muitos de seus livros foram inspirados na vida e nos personagens parnaibanos da época em que ele residiu no Piauí. Pertence a Academia Piauiense de Letras, A Academia Parnaibana de Letras e várias outras do Piauí. Já recebeu inúmeros prêmios literários no Rio de Janeiro e em diversos estados brasileiros. Assis Brasil se dedica exclusivamente às letras, fazendo disso o seu ganha – pão. Escreve em jornais e revistas e chega a escrever mais de uma obra por ano. Aos seus 80 anos de idade ainda bastante saudável reside em Teresina e vem sempre a Parnaíba para participar de eventos literários, como por exemplo, o Salão do Livro de Parnaíba.

Meus amigos estão adorando o livro “Beira Rio Beira Vida” e já perguntaram se eu tenho outros do mesmo autor de preferência “Pacamão” e a “A Filha do Meio – Quilo”, eles querem conhecer através desses livros um pouco mais do cotidiano e da antiga Parnaíba. Esse bate – papo terminou com a cobrança: Cadê o vídeo de Santa Cruz dos Milagres? Combinamos que hoje a gente iria visitar esse Santuário, embora virtualmente.

A Cidade de Santa Cruz dos Milagres fica a aproximadamente a 180 km da capital do Estado do Piauí, Teresina, portanto muito distante de onde nós estamos. Teríamos que percorrer uns 500 km até checar lá e meus amigos já estão afivelando as malas, melhor dizendo fechando o zíper, o que significa tempo curto.

Vimos através do vídeo às belas imagens do Santuário que tem três grandes festas religiosas: uma em setembro, a festa de exaltação a Cruz, outra em maio, que é uma festa de demonstração da fé e a outra é procissão dos Santos em outubro.

A cidade não tem estrutura para receber tantos fiéis principalmente no período da festa de Santa Cruz. São mais de 20 mil peregrinos, que a exemplo dos romeiros que vão as cidades cearense de Canindé e Juazeiro, percorrem quilômetros a pé pagando promessa, dormem em redes armadas em carrocerias de caminhão e levam dádivas de agradecimento. Esses fiéis nem sempre são piauienses, muito vem de outros estados brasileiros, movidos pela crença de que a Santa Cruz opera milagres.

A história da cidade milagrosa começou quando o local era chamado Jatobá município de Valença cidade ao sul do Piauí que está localizada a aproximadamente 212 km de Teresina. Depois passou a pertencer ao município de Aroazes e somente em 01 de janeiro de 1993 foi elevada a categoria de cidade.

Contam os nativos que apareceu naquela região, fazenda Jatobá, um beato, fazendo orações e pregando a fé para aquela gente simples de muita religiosidade. Subindo num morro alto o beato solicitou a um vaqueiro que cavasse um buraco na pedra do morro que se espalhava por grande extensão. O pregador foi até o mato e trouxe uma cruz para fixar no local recomendado. Mas, como o vaqueiro não tinha conseguido perfurar a pedra bruta o beato fez um círculo com o dedo da mão e produziu um buraco profundo onde fixou a cruz. Ao descer do morro com o vaqueiro, chegando as proximidades do rio São Nicolau, o pregador apontou para um Olho d´Água nunca antes visto pelo vaqueiro apesar de conhecer muito bem toda a região, e disse: Aquelas águas até milagres haverão de fazer.

Depois do incidente o vaqueiro voltou a sua vida normal de trabalho até que um dia sua filha adoece. Depois de recorrer a todos os meios possíveis daquela região lembrou das palavras do profeta e levou a menina enferma à presença da Cruz, rezou pediu pela sua saúde e depois a banhou no rio São Nicolau fazendo - a beber da água milagrosa. A criança se restabeleceu e quando a notícia se espalhou muitos outros acontecimentos dessa natureza foram relatados por outros fiéis.

Daí começou as freqüentes romarias e gente de todo pais vem em peregrinação fazer seus pedidos, orar na certeza de encontrar a paz, resgatar a saúde e conseguir milagres. Os peregrinos veneram a Cruz de madeira rústica que tem 1,50 metros de cumprimento e 80 cm de dimensão. Ela é protegida por uma caixa de madeira e presa com ferro para evitar qualquer tipo de risco, seja por fenômeno da natureza ou humano. A fé é tão grande que muitos enviam cartas pedindo graças e conselhos, doam jóias, mesmo de longe na esperança de serem atendidos. Outras caminham de joelho ao redor da Cruz para que o sacrifício renda – lhe graças.

O vídeo mostrou todo o ritual de quem vai com muita fé buscar as benções em Santa Cruz dos Milagres. Primeiro tem a visita ao Cruzeiro para acender velas e deixar os milagres quando a graça já foi alcançada, depois vem a oração fervorosa no altar e em seguida a contribuição no cofre, por fim vem água milagrosa do Olho d Água que ninguém volta para casa sem levar mais de uma garrafinha, uma para si e outra para a comadre que não pode ir. Muitos banham nessas águas milagrosas.

No ano de 1929 o local era apenas a Cruz e o Olho d´Água. Depois ganhou a atual Capelinha que foi reformada primeiro em 1968 e depois em 1983. O vídeo mostra o Santuário de Santa Cruz dos Milagres com sua torre de 21 metros, assentada num grande largo, ladeada de carnaubais, alguma ruas da cidade com casas simples, o prédio da Prefeitura, uma pracinha arborizada, tendas abrigando os peregrinos no período das festas e a casa dos romeiros que foi construída no governo de Freitas Neto.

A cidade de Santa Cruz dos Milagres, recebe também a denominação de Olho d Água dos Milagres e hoje é conhecido em todo mundo pelos seus feitos sobrenaturais. É sem dúvida um ponto que atrai muitos turistas e inclusive políticos da região que vão pedir sucesso nas urnas e conquistar os votos dos romeiros.

...............................................................................................

Parte 26 do Livro “O Quinto” que está em fase de produção e sendo transcrito para o Recanto na proporção que escrevo. Parque Nacional das serras de Confusões será a – Parte 27.

Maria Dilma Ponte de Brito
Enviado por Maria Dilma Ponte de Brito em 16/05/2012
Reeditado em 16/05/2012
Código do texto: T3671221
Classificação de conteúdo: seguro