O VIGÉSIMO PRIMEIRO DIA COM OS AMIGOS - “PARQUE NACIONAL DA SERRA DAS CONFUSÕES” – PARTE 28

Meus amigos amanheceram lendo o Jornal “O Dia” e ficaram entusiasmos com algumas notícias. Uma delas é a presença do cantor Milton Nascimento no Festival de Inverno de Pedro II - 2012 e a outra foi a respeito da oitava edição do Piauí Sampa. Esse evento que tem como objetivo divulgar as características turísticas e econômicas do Estado, será realizado no Shopping Eldorado nos dias 21 a 27 de maio de 2012. A Cooperativa Artesanal de Parnaíba já enviou para o evento trabalhos artísticos dos artesãos piauienses. A amostra reunirá também o que há de melhor nos setores de apicultura, cajucultura, fruticultura, entre outros produtos.

Concluso o desjejum é hora de viajarmos virtualmente até o Parque Nacional da serra das Confusões que fica nas proximidades da Serra da Capivara, localiza nos municípios de Caracol, Guaribas, Santa Luz e Cristino Castro. O vídeo explica logo a princípio a origem do nome “Confusões”. Os moradores ficam confusos ao tentarem explicar a cor das serras do local, que tem hora que ficam brancas e outras avermelhadas mudando de cor de acordo com a luminosidade do dia.

A porta de entrada para a Serra das Confusões se dá pelo município de Caracol e o acesso pode ser feito pela BR 343 até a cidade de Floriano. Ainda existe a opção da BR-323 e BR – 324 saindo de Teresina. Quem quiser ir por São Raimundo Nonato pode ir pela PI- 140 e depois pega PI-144 até Caracol. Caracol foi elevado a categoria de cidade em 04 de julho de 2012. Antes era distrito de São Raimundo Nonato primeiramente com o nome de Formiga e depois passou a chamar-se Caracol por causa de uma lagoa lá existente em forma de serpente.

O Parque Nacional da Serra das Confusões, foi criado em 02 de outubro 1998, compreende mais ou menos 502 411 hectares e fica a aproximadamente a 423 km de Teresina. O vídeo nos mostrou imagens belíssimas do local, como por exemplo: a Gruta do Rio dos Bois que recebe água do rio Gurguéia entre as pedras no período de chuva, a Toca do Enoqui com paredões de pedras gigantes, mostrou também diversas pinturas rupestres, águas brotando das rochas, animais e plantas próprios da caatinga e muitas outras belezas.

Por enquanto o parque ainda não tem estrutura de apoio e é restrito aos pesquisadores autorizados pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente – IBAMA que é o administrador do Parque.

A Rede Globo de Televisão vai utilizar as belezas do Parque Nacional da Serra das Confusões, como cenário da refilmagem da novela “Gabriela” que estréia nos próximos meses. A atriz Juliana Paes está interpretando o papel que foi desempenhado brilhantemente por Sonia Braga na novela anterior. Juliana nas filmagens na Serra das Confusões, município de Caracol, pousou com as fãs para fotos e festejou seu aniversário de 33 anos entre amigos, em São Raimundo Nonato que fica nas proximidades. Notícia de 16.05.2012 no portal www.gente.ig.com.br .

O Parque da Serra das Confusões tem como objetivo priorizar a resguardar os sítios arqueológicos, intensificar o cuidado com a mata predominante, a caatinga, representando dessa forma a maior área territorial de preservação do nordeste.

Meus amigos ficaram encantados com o cenário exótico do local, com a quantidade de árvores, flores, cactos, mandacarus, aves, animais ameaçados de extinção como o tamanduá bandeira, onça parda e muitas outras belezas que o vídeo nos presenteou.

..............................................................................................

Parte 28 do Livro “O Quinto” que está em fase de produção e sendo transcrito para o Recanto na proporção que escrevo. Poços Jorrantes de Cristino Castro – Parte 29.

Maria Dilma Ponte de Brito
Enviado por Maria Dilma Ponte de Brito em 17/05/2012
Reeditado em 20/05/2012
Código do texto: T3673107
Classificação de conteúdo: seguro