Preconceito..

" Esse tipo de gente que enfeia a nossa cidade”, postura triste de quem refere-se aos moradores de rua, como se estes tivessem escolhido tal exclusão, á estes não caberiam processos,desvalidos da sorte, condenados á seu destino,certo que motivos os colocaram na vida desumana,há uma história ,cada um tem a sua marejada de lágrimas, pelo sonho rompido;alguém já ouviu-lhes? que importa?,diria, quem prega tal frase,essa pseudoverdade,dita no amargo dos venenos destilado sem discernimento, insensível, atitudes como esta, a assinar o preconceito.Este pensamento fundamentado em conhecimentos subjetivos, deturpados incondizentes ao conhecimento objetivo dos fatos; incapacidade de empatia,conclusões precipitadas que leva á conflitos fisicos e psicológicos, prejudicando a vida e o equlibrio social.Como o bullying assédio moral, e tantas outras violências silenciosas,na raiz desta doença com diagnósticos e prognósticos desfavoráveis á cidadania .

Posto que questiono, no silêncio de minha ignorância: O que leva uma mente ao preconceito, que educação teve, em que fase do desenvolvimento fixou-se? Que tipo de afeto teria tal pessoa além de seu mundo autocentrado num egocentrismo narcisista?Justifica-se, alguma teoria a maldade?

Precede tal mal inconsciente ao coletivo, como modismo de grupos banais,projeta -se frustrações a massa, quase sempre menos priviligiadas,vitimas cada vez mais crescente, seja de uma morte fisica ou psicológia;haja vista que vitimas de preconceito ou similar, é retirado destes,o direito de ser, de ir e vir,Já que ninguem é em si” uma ilha”,a vida em sociedade é indispensável ; o que não ocorre, posto que se atribui o ter, e não o ser, as origens,o nome; donde a maioria, são apenas expectadores rotulados de infortúnios por puritanos presos á dogmas ultrapassados, entre aspas,doentes, adoecendo uma sociedade, em que o capitalismo determina em sua maior parte, os direitos de quem é, e pode ser...contrário á Declaração dos direitos humanos.

Cabe a reflexão de que é preciso paradigmas voltados ao conhecimento ,a educação aos valores éticos e morais,respeitando o direito de ser,de pensar de cada um ; sem os achismos absurdos,fomentadores de tanta violência como é divulgado diariamente,como uma rotina triste e crescente..

Finalizo este texto resumindo tudo que disse em palavras, numa única frase :só pela igualdade dos direitos, faz-se uma sociedade justa .

Agradeço á todos a visita

Abraços fraternos.

JadeJaspperOhara
Enviado por JadeJaspperOhara em 18/05/2012
Reeditado em 02/08/2012
Código do texto: T3674849
Classificação de conteúdo: seguro