PAULO COELHO: QUEM AMA E QUEM ODEIA

Paulo Coelho é um escritor polêmico. Disto não resta a menor dúvida. Você ama Paulo Coelho ou você odeia Paulo Coelho. Hoje resolvi escrever sobre ele porque ouvi uma frase que vira e mexe estou ouvindo, e que me deixa bastante intrigada: “eu odeio o Paulo Coelho, não suporto esse cara" ! Hoje a ouvi acompanhada de tamanha indignação que fui obrigada a perguntar: por que? E a resposta da pessoa me deixou ainda mais intrigada: “ah, sei lá, mas não gosto dele, nunca fui com a cara dele! Cara metido, se acha!
Resolvi pesquisar. Li tudo sobre a vida dele. Inclusive, é claro, seu conturbado relacionamento com o meu ídolo Raul Seixas. O resultado? Simples. Paulo é um fenômeno de vendas no mundo inteiro. Tem seus livros traduzidos para mais de cinqüenta idiomas e vendidos em mais de cento e cinqüenta países. Isso é fato e ninguém poderá mudar, por mais que deseje.
Em meio a tantas loucuras em sua vida pessoal, ele já afirmou (dizem) que vendeu sua alma ao diabo, viu o próprio, participou de várias seitas de magia negra, teve relações homossexuais, fumou maconha, usou diversos alucinógenos... etc.
No blog do escritor – num espaço criado por ele próprio – chamado “Ama, Odeia, Passa lá…. ” para receber ofensas, elogios, diretas, indiretas e desaforos dos seus “desafetos” é comum ler coisas do tipo: “Você finge que é um escritor”. “Você é um charlatão vendedor de livros”. “Você ganha dinheiro com a ignorância alheia”! “Seus livros são puramente lixos literários”. “Você é o melhor escritor do mundo”! “Um vigarista como você está garantindo seu lugar no inferno”! “Toda a sua obra é repugnante”. “Paulo Coelho, você é o cara”! “Paulo, O Alquimista mudou o meu ser, minha vida e visão geral das coisas para 500% melhor”. “É incrível como passei a viver uma vida mais plena depois de ler e seguir a mensagem daquele livro“! ”É incrivel como um só idiota atrai uma legião de idiotas”! E por aí afora vai...
Gente, não está claro como água que não foi por acaso que Paulo Coelho conquistou a excelente colocação que possui no ranking de vendagem de livros e de leituras pelo mundo afora? Que ele é suficientemente esperto e/ou sensível para perceber, para captar que basta escrever textos que – apesar de não contarem com revisões ou redações impecáveis – caem como uma luva no gosto do público? É claro que isso acontece porque tocam lá no fundo a camada mais simples da população! Aqueles que amam ler, mas não conseguem alcançar o sentido da escrita de muitos autores – maravilhosos, sem dúvida – mas que não são compreendidos pela maneira mais clássica e rebuscada com que elaboram seus escritos. Paulo Coelho é lido basicamente por gente que não está nem aí para o fato de que seus livros possuem temas populares; se ele conta a história de uma prostituta, de um peregrino, de um pastor de ovelhas, de uma bruxa, de uma suicida frustrada ou até mesmo de uma mulher apaixonada por um ex- (ou quase ex) padre que tem o dom de fazer milagres. Mas ele fala sobre tudo isso de modo acessível, simples e direto! E isso vai chegar direitinho ao seu (dele) objetivo principal: o gosto do povo, do povão, no sentido pleno da palavra! Isso é público, isso é popular, e isso rende muitos e muitos fãs!
Não sinto vergonha de admitir: eu gosto de ler Paulo Coelho. Tenho muitos livros dele. E muitas vezes, no meio da leitura tropeço em uma frase que se encaixa perfeitamernte à minha vida, àquilo que sinto naquele momento. Continuo perguntando: seria ele realmente um mago por conseguir penetrar dessa forma no mais íntimo dos sentimentos dos seus leitores? Seria esse o seu segredo, afinal, sua “mágica”? Se o seu “esoterismo” é raso, se suas histórias são um tanto quanto previsíveis e sem sentido... porque elas atraem essa multidão de leitores em todo o mundo? Pra mim não importa. Se ele leva tantas pessoas a lerem, para mim já é um bom motivo para não odiá-lo. Não importa o que tenha acontecido entre ele e Raul. Não importa que tantos fãs do Raul o odeiem. Eu sou Raulseixista de carteirinha e não o odeio como escritor. Se ele escreve “errado”, se comete erros de ortografia ou concordância, não me importa nada disso. A vida está aí, cheinha de erros de concordância... e precisamos enfrentá-la e vivê-la todos os dias!
Digo mais: acho que quando se chega “lá em cima” o indivíduo adquire dois tipos de seguidores: os admiradores e os invejosos! Certamente em alguma dessas categorias você se enquadra – ainda que não admita... ou não...?