A VITÓRIA DOS JAPONESES

Em 1945, em algumas cidades do interior do estado de São Paulo residiam mais de 90% dos japoneses radicados no Brasil. Esses filhos do sol nascente acreditavam piamente que o Japão tinha vencido a guerra. Era como se o universo da maior parte daqueles imigrantes e de seus descendentes girasse em uma órbita diferente. Para eles a realidade era outra.

Após a rendição japonesa propagavam-se entre esses japoneses notícias de que as forças japonesas, usando a bomba Raishi, liquidaram em 15 minutos cerca de 150 mil soldados americanos que atacaram a ilha e que, os americanos e os ingleses aceitaram as condições impostas pelo Japão. Que o general MacArthur, representando os americanos e ingleses, havia assinado em Tóquio a rendição incondicional de suas tropas.

Diziam ainda que, o povo japonês, não satisfeito, declarou que não aceitaria a paz enquanto não fosse bombardeado o território metropolitano dos Estados Unidos.

Eram noticias “criadas” e acompanhadas de fotografias adulteradas ou com legendas duvidosas, para convencer os japoneses da “vitória” do Japão. Implantaram até a notícia de que o responsável pela queda de Getúlio Vargas fora o imperador Hirohito, que se revoltou com o tratamento dispensado as colônias japonesas aqui no Brasil, e assim expediu uma ordem para a deposição do ditador brasileiro.

Os emigrantes japoneses fundaram uma Sociedade de Mútuo Socorro da Guerra. Contribuíam com pequenas doações que custeavam as despesas. De acordo com os estatutos delineados, a associação tinha entre os objetivos liquidar todo aquele que contrariava os interesses do imperador japonês. Matavam os “traidores” sem qualquer remorso.

Além de propagar a "vitória" queriam combater e liquidar aqueles que propagavam a derrota do país ou agiam contra os "interesses do vitorioso Japão".

Os associados acreditavam piamente na falsa idéia de "vitória japonesa", mais por falta de informação do que fanatismo. Eles não tinham noticias oficiais da guerra sabiam somente o que os líderes dirigentes da sociedade lhes diziam.

Tantos anos já se passaram e ainda existem velhinhos japoneses residentes em São Paulo que acreditam que o Japão venceu a 2ª Guerra. Certo dia quando eu conversava com o amigo e bom velhinho Takio, perguntei-lhe se ainda acreditava que o Japão vencera a guerra. Ele ficou pensativo e indagou-me:

-Você chegou naquele carro bonito, qual é a marca? – respondi que era o carro do meu filho, marca Mitsubishi.

- Você tem câmara fotográfica?

– Respondi que sim – ele continuou - qual a marca?

– Eu respondi – Nikon.

- Tem gravador? - respondi que sim.

- Qual a marca? - respondi Sony.

- Tem televisão?- respondi que tinha marca Toshiba.

- Tem celular?- tenho sim - respondi lhe mostrando o aparelho.

- Qual a marca?

- Nokia.

- Tem DVD player? – respondi que tinha marca Sansung Blu Ray.

O bom Takio sorriu debochado e indagou crivando em mim seus olhinhos puxados:

- Então, quem ganhou a guerra? Essas marcas de produtos japoneses estão no mundo todo.

Sorri, pois essa era a sua lógica.