O VIGÉSIMO TERCEIRO DIA COM OS AMIGOS - “SÃO MIGUEL DO TAPUIO” – PARTE 30

Só hoje meus amigos observaram que na mesa do café da manhã os produtos “Longá” sempre estavam presentes. A manteiga, o requeijão, o leite, oiogurte e o queijo. Expliquei aos visitantes que a fábrica dos produtos Longá é parnaibana. A indústria de pasteurização de leite fica instalada na Avenida José de Moraes Correia, 1506 – Bairro Santa Luzia. Os produtos Longá são de excelente qualidade e é exportado para Teresina e outras cidades do Estado Piauiense. A sobremesa também às vezes é a base do produto da terra, o doce de leite da Longá é uma delícia. .

Nosso passeio virtual de hoje é no município de São Miguel do Tapuio, cidade situada no centro norte do Estado do Piauí a 190 km de Teresina, capital piauiense. O solo da cidade de São Miguel é formado de depressões e elevações e guarda traços de civilizações antiguíssimas. Merece uma reflexão a respeito do solo da cidade tapuiense por apresentar uma cratera com 20 km de diâmetros, cuja origem tem controvérsia. Uma corrente de pesquisadores afirma ser de origem vulcânica, mas que há milhões de anos foram desativadas as erupções. Outra corrente explica que trata de um choque meteriólito relacionada à pré-abertura do Oceano Atlântico.

A cidade apresenta característica de que há mais de vinte mil anos existia civilização naquelas terras. Tal afirmação procede pelo registro de inscrições nas grutas lá existentes e nos sítios arqueológicos que demonstram traços da presença do homem.

O nome São Miguel do Tapuio origina-se de São Miguel Aracanjo que ganhou uma capelinha erguida num terreno doado por Rosaura Muniz Barreto, filha de coronel, rica e proprietária de muitas terras. Ela mandou buscar a imagem do Santo na França e pediu para que o povoado recebesse o nome de São Miguel do Tapuio em homenagem a São Miguel, ao seu filho Miguel e aos guerreiros índios Tapuio, nativos daquela região.

Outro fato interessante que merece enfatizar é que a cidade surgiu em torno da feira de mercadores realizada abaixo de uma enorme gameleira. Esse local tinha múltiplas utilidades. Nela, na gameleira, era amarrados quem contrariasse a lei servindo de cadeia, abaixo dessa mesma árvore frondosa era discutida problemas políticos da cidade e em época mais recente quando foi construída uma praça no local, a gameleira permaneceu no centro do logradouro, passando a abrigar também casais de namorados, boêmios que faziam serenatas a luz do luar. Infelizmente a gameleira morreu entre os anos de 1970 a 1980, deixando sua história.

No vídeo, lindas maravilhas da cidade tapuiense foram apreciadas nessa visita virtual. A Cachoeira do Escudo, a Cratera de origem vulcânica ou meteorítico, o Balneário Chapéu de Couro, Colina Espinhaço do Mundo, Serra dos Picos, a formação rochosa da Serra dos Picos e de Tucuns, a Barraca das Tabas, o Vale São Miguel, o Poço Jorrante do Balneário Cana Brava e outras fotos da cidade, como a da Matriz de São Miguel Arcanjo, a praça onde foi erguido o busto do cearense Manuel Evaristo da Paiva fundador da cidade, fotos de carnaubais que representou a principal economia local no ciclo da cera da carnaúba.

São Miguel do Tapuio foi elevada a categoria de cidade no de 25 de março de 1938, seu subsolo apresenta um dos lençóis de melhores e maiores água potável do Estado, são águas térmicas e cristalinas. Meus amigos mostraram interesse em conhecer esse belo local, famoso por ser terra de gente hospitaleira e na próxima vinda iremos “in loco” apreciar as belezas que por enquanto vimos apenas no vídeo.

...............................................................

Parte 30 do Livro “O Quinto” que está em fase de produção e sendo transcrito para o Recanto na proporção que escrevo. “ Lagoa da Prata” – Parte 31. .

Maria Dilma Ponte de Brito
Enviado por Maria Dilma Ponte de Brito em 21/05/2012
Reeditado em 23/05/2012
Código do texto: T3679136
Classificação de conteúdo: seguro