O VIGÉSIMO QUARTO DIA COM OS AMIGOS - “LAGOA DA PRATA” – PARTE 31.

Ao redor da mesa do café matinal meus amigos me questionaram. É verdade que o Piauí, é o único estado do Brasil que não possui nenhuma reserva indígena? Infelizmente tive que responder positivamente.

E expliquei contando a história de Mandu Ladino, índio da tribo Arani que ficou órfão de pais aos 12 anos em uma luta de sua tribo contra os invasores. O menor foi recolhido para uma tribo pernambucana pelos Padres da ordem Capuchinhos onde foi educado e cristianizado. Cresceu com ódio dos homens brancos que havia exterminado sua família e seu povo. Tempo depois fugiu e de volta ao Piauí comandou várias tribos indígenas entre elas os Tremembés e Anacés. Os índios, liderados por Mandu Ladino, passaram a agir em terras do Piauí, Ceará e Maranhão, lutando pela suas terras, contra os invasores. Venceram várias lutas até que Mandu Ladino, o herói indígena foi morto ao tentar atravessar o rio Igaraçu a nado. Com a falta do líder as tribos indígenas piauienses enfraqueceram e foram desaparecendo porque os índios iam sendo cruelmente exterminados. Essa é nossa triste história.

Triste também foi a nossa visita hoje a Lagoa da Prata. Meus amigos visitantes fizeram questão de vê-la apesar de saber que não havia infraestrutura. A Lagoa fica a mais ou menos 10 km da zona urbana de Parnaíba, nas proximidades da indústria Vegeflora. O cenário realmente é exótico como estava descrito em textos na internet lido pelos amigos visitantes. O local seria perfeito para a prática esportiva e como atração turística se fosse bem cuidado porque é sem dúvida um verdadeiro presente da natureza. Suas águas são claras, cercadas de carnaúbas uma vista notável, mas infelizmente o lixo tomou conta da região. A Lagoa é excêntrica e encantadora, mas não é cuidada, não é explorada nem divulgada e muito pouco conhecida pelos próprios filhos da terra porque o acesso até lá é difícil.

Os moradores da comunidade reclamam a falta de calçamento na Lagoa da Prata, a falta de transporte, e consequentemente isso impossibilita a chegada até esse paraíso que apesar de maltratado e tão descuidado não consegue apagar seus encantos.

A tilápia, espécie de peixe da água doce é encontrada na Lagoa da Prata. Seria uma excelente fonte de renda para os moradores além de garantir o sustento de suas família se o projeto através do convênio com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba – CODEVASP tivesse progredido, mas, segundo os pescadores da região isso não aconteceu.

Infelizmente nada existe de concreto a respeito de um projeto ambiental para a preservação dessa área. Até a presente data ( 21.05.2012) nenhuma ação voltada para a lagoa, nem mesmo para retirada do lixo e conscientização do povo para conservar limpo o local existe. Nem mesmo placas informativas e indicativas de seu acesso.

.

Meus amigos retornaram do passeio tristes e concordando com o leram na internet através do portal www.paranaibanotícias.blogspot.com .

“Lagoa da Prata: um paraíso com as marcas da degradação ambiental”.

...................................................................

Parte 31 do Livro “O Quinto” que está em fase de produção e sendo transcrito para o Recanto na proporção que escrevo. “Patos no Piauí” – Parte 32. .

Maria Dilma Ponte de Brito
Enviado por Maria Dilma Ponte de Brito em 21/05/2012
Reeditado em 23/05/2012
Código do texto: T3680797
Classificação de conteúdo: seguro