A música na sociedade contemporânea

A música na sociedade contemporânea

É no mínimo triste e deprimente o que está acontecendo com a nossa música. Já não se faz mais música de qualidade e um dos responsáveis por tal banalidade sem sombra de dúvidas é o capitalismo desenfreado no qual vivemos, isso é claro, aliado à grande ignorância musical por parte da população, principalmente as classes mais baixas da sociedade. Não temos mais o cancioneiro, o romancista de vozeirões dos anos 30 e 40, nem tão pouco alguma coisa que pelo menos se pareça com a musicalidade dos anos 60 e 80. Hoje, o que se escuta por aí são verdadeiras apelações, e o pior é que a mídia joga isso todos os dias nos nossos lares numa verdadeira caçada ao tesouro onde o que importa é o lucro excessivo.

Uma importante saída para amenizar esse atual quadro seria (como já foi no passado) a volta do ensino musical nas escolas, como disciplina mesmo, pois acredita-se que a partir do momento em que tivermos cidadãos e cidadãs conscientes da boa musica automaticamente passaríamos a ser críticos, e assim saberíamos escolher melhor o que realmente se deve escutar. E a indústria da música de má qualidade passaria a se adequar às novas regras impostas por quem a consome. Afinal, ninguém suporta mais tantas repetições de acordes monótonos melodias medíocres e cantores desafinados.

Carlos Junqueiro

Prof. De Música e Universitário(UFC-LETRAS)

29/05/2010