O VIGÉSIMO SEXTO DIA COM OS AMIGOS - “CERRADOS PIAUIENSE” – PARTE 33

Meus amigos viram no tablet várias fotos da cidade de Parnaíba. Inclusive a foto do monumento do Lions Clube que fica em frente a Capela de Santo Antônio do Colégio Nossa Senhora das Graças e me fizeram algumas indagações sobre esse clube de serviço.

Informei aos amigos que o Lions Clube Parnaíba foi fundado no dia 23 de novembro de 1957 e sua instalação aconteceu solenemente num estiloso baile no Cassino 24 de janeiro, melhor clube social da cidade daquela época. O Lions em Parnaíba tem um serviço permanente de assistência as mães carentes, através do “Clube de Mães Melvin Jones”, além de prestar outras serviços sociais a comunidade.

Aproveitei a oportunidade para falar também do Rotary Clube que em Parnaíba foi fundado no dia 02 de dezembro de 1938 e como o Lions também é um clube de serviços. Já o Clube das Ladies é mais recente, foi fundado em 1966 por senhoras da sociedade parnaibana que se reúnem semanalmente num ambiente amistoso, descontraído de alegria e entretenimento. Tem como trabalho permanente o natal dos idosos carentes, mas no decorrer do ano presta outros serviços aos necessitados. Falei ainda para meus amigos do Clube das Bancárias e o Clube do Talento que promovem encontro salutar, festas e passeios.

Depois desse bate – papo que aconteceu durante o café da manhã, fomos assistir o vídeo “Cerrados do Piauí”. Segundo esse vídeo o Piauí é a região do Brasil que mais cresce no setor agrícola. Representa uma das melhores opções de investimento. O Piauí dispõe de uma grande disponibilidade de terra, propícia ao plantio da soja, cana de açúcar, milho, arroz, etc. Essas terras ficam na região sudeste do estado abrangendo vários municípios: Uruçuí, Landri Sales, Jerumenha, Corrente, Gilbués, Canto do Buriti, Bom Jesus, Floriano, Guadalupe, Elizeu Martins, dentre outras e podem ser adquiridas a preço inferior em relação a outras regiões. Vale ressaltar o grande potencial hídrico dessas terras e a localização que assegura um custo baixo de transporte.

A Revista Veja de abril de 2012 apresentou uma matéria intitulada “O Piauí Decola”, apontando o estado piauiense como o que mais cresceu na expansão da colheita de grãos nos últimos anos. A Revista Exame e a Revista Globo Rural anteriormente já abordaram sobre esse assunto.

No vídeo vimos áreas planas dos cerrados, fácil de mecanização como sendo um dos motivos para atrair agricultores. Mostra ainda o sucesso de gaúchos e paraenses, que compraram terras a baixo custo, implantaram a modernização e a técnica para plantar, colher e comercializar os produtos. De tão famililiarizados com as terras piauiense os gaúchos são chamados de piuchos.

A imagem do Piauí está mudando. O estado não é totalmente seco, aqui já não existe mais tanta pobreza e miséria. Na cidade de Parnaíba, por exemplo, não tem favelas. O residencial Raul Bacelar e os Programas do Governo como “Minha Casa, minha vida” integraram centenas de casas a população carente parnaibana. Talvez em virtude do Programa “Bolsa Família” que apóia àqueles em situação de pobreza destinando verbas, na condição que os pais matriculem seus filhos nas escolas, não se vê também mais crianças pelas ruas e nem adultos pedintes.

O norte do estado tem belíssimas praias e no sul na região dos cerrados, plantando dá. São 11,5 milhões de hectares em áreas de cerrado com grandes potencialidades econômicas. Ratificando o título da matéria da Revista Veja, “ O Piauí Decola”.

Para melhorar esse quadro promissor, segundo aponta o vídeo, falta o povo cobrar dos políticos e das autoridades em geral, investimentos em Portos (inclusive a conclusão de Luis Correia), em rodovias, em estradas de ferro para melhorar o escoamento dos produtos.

----------------------

Parte 32 do Livro “O Quinto” que está em fase de produção e sendo transcrito para o Recanto na proporção que escrevo. Parte 34 - “Teresina, a capital do Piauí”.

Maria Dilma Ponte de Brito
Enviado por Maria Dilma Ponte de Brito em 27/05/2012
Reeditado em 03/06/2012
Código do texto: T3691403
Classificação de conteúdo: seguro