Os mais vendidos

Tenho birra com os mais vendidos. Seria aqui o caso de usar a célebre frase de Nelson Rodrigues: Toda unanimidade é burra embora nem sempre eu concorde com ela. É impressionante ver todos comprando o mesmo livro apenas porque está na lista dos Best-sellers. E ainda tem isso, Best-seller. Não tenho nenhuma implicância com a língua inglesa, mas não vejo sentido em falar Best-seller se temos o equivalente, mais vendido. Mas Best-seller ou mais vendido o caso é que tenho certa implicância com livros que todos lêem. Os que tenho em minhas estantes foram comprados antes que se tornassem os mais vendidos. Ou depois, bem depois, quando foram esquecidos. Ou foram ganhos. Preconceito? Preconceito. Já comprei livro que esteve na lista por semanas e gostei. E aí eu me chamo: Burra! Mas não adianta, preciso esperar a onda passar

Vejo a Veja todas as semanas e sempre consulto as listas. Estou agora com o último exemplar nas mãos. Nicholas Sparks emplaca três livros, Suzanne Collins também. Mais três para George R.R. Martin sobra um para Rick Riordan, que por vingança é o primeiro da lista. Nenhum autor brasileiro, nenhum escrito originalmente em Português.

No entanto a coisa muda de figura quando se abandona a lista da Ficção e entramos na Não Ficção e na Autoajuda e Esoterismo. Brasileiros encontram até bastante espaço. Em primeiro lugar está o Guia Politicamente Incorreto da Filosofia, do filosofo e articulista da Folha, Luiz Felipe Ponde. Segundo fontes não fidedignas sua linha de pensamento é marcada pelo pessimismo e pelo conservadorismo, mas eu gosto muito do que escreve, embora não seja pessimista nem conservadora.  Essa linha do Politicamente Incorreto parece que está virando moda, vira e mexe tem um assim chamado. Na lista atual está em terceiro lugar o Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil de Leandro Narloch que também é co autor do Guia Politicamente Incorreto da América Latina, títulos vindos sem dúvida nenhuma da chatura do Politicamente correto do qual já me cansei. A Psiquiatra Ana Beatriz Barbosa Silva tem emplacado sempre um novo título na lista,  sobre a mente, da qual se tornou especialista. Dessa vez é são as Mentes Ansiosas o objeto de seu trabalho. Tenho um dela, Mentes Perigosas, adquirido por necessidade imperiosa de conhecer mais sobre a mente de um psicopata. História, Filosofia, Biografias e Culinária também estão sempre na lista, mas o que chamou a minha atenção nessa semana foi um livro baseado na vida real, mas com jeito de novelão – Para sempre, a saga de um casal que, dois meses após o casamento sofreu um acidente e a mulher se esqueceu completamente do marido. O livro conta a história dele para reconquistá-la.  Acho até que vale conferir.

O terceiro bloco engloba autoajuda e esoterismo e é impressionante a amplitude desta lista, que engloba livros religiosos, convites para mudar completamente a vida, conselhos para uma vida mais elegante. Alguns deles já estão a tanto tempo na lista que imagino até que não mais sairão, qualquer dia desses vão ser mais lidos do que a Bíblia.

Ao lado da lista uma resenha chamou a minha atenção: O Torreão, de Jennifer Egan. Vou acabar comprando.