Pra que mudar o nome?

Pra que mudar o nome...?

Albertina detestava o seu nome de batismo. Achava que nada combinava com seu jeito dócil, delicado e feminino. Albertina vinha de Alberto, nome de homem. Por isso preferia ser chamada “Tina” na intimidade.

Na “net” usava vários “nicks”, mas nenhum se assemelhava ao seu nome verdadeiro. Um dia conheceu alguém na sala de bate papo. Daí nasceu uma grande amizade que depois ficou colorida. E estava para se tornar algo mais sério quando ela resolveu abrir o jogo. Meu nome não é Laura como você pensa até hoje. Ele também confessou que não se chamava Ricardo. Mas já estavam tão acostumados com esse tratamento que continuaram se chamando “ Laura x Ricardo”.

A coisa foi tomando forma e começaram os preparativos para o casório. Agora sim, os verdadeiros nomes teriam que ser revelados. A certidão de nascimento teria que ser apresentada e outros documentos para celebração do casamento civil e religioso. E agora? O drama era mais da parte de Albertina que detestava o seu nome e criava milhões de absurdos em torno dele. Chegava até a pensar que o noivo iria lhe abandonar por causa do nome. Nome de homem, másculo, feio e resolveu então adiar o casório para mudar de nome. Depois de rolar todo o tramite das papeladas passou a se chamar Cristina. Assim não teria problemas com as colegas que já a chamavam de “Tina”. Depois de todo esse desenrolar agora poderia revelar seu nome a Ricardo e acelerar o tão esperado dia da “feliz núpcias”.

Mesmo assim, continuavam se tratando de Laura x Ricardo. Já estavam acostumados e Tina não via necessidade de explicar que trocara o nome. Deram entradas nas papeladas do casório. Momento que pela primeira vez souberam o nome verdadeiro de um e de outro.

Primeira ela pegou os documentos dele. E leu: Alberto Gimarães Buarque. Parou e pensou. Alberto? Para homem esse nome é bonito. Bem que combinaria com Albertina. Não. Deus me livre. Cristina está ótimo.

Depois foi a vez dele. Cristina. Nossa! Será que ela não poderia ter outro nome? Cristina foi a mulher mais chata que já passou pela vida. Todos os problemas que passei em minha vida tinham uma Cristina no meio. Acho que vamos começar mal a vida a dois. Será que ela vai ser outro problema na minha vida?

Ela:

- Alberto você não gostou de meu nome? Está sério.

Ele:

- Será que você não gostaria de aproveitar que estamos no cartório e mudar seu nome? Que tal Albertina? Vem de Alberto. Nome bonito e combina muito mais com você do que Cristina.

Maria Dilma Ponte de Brito
Enviado por Maria Dilma Ponte de Brito em 05/02/2007
Reeditado em 24/05/2020
Código do texto: T370324
Classificação de conteúdo: seguro