Saldos do meu último congresso da Juventude Socialista

Caímos. Mas caímos de pé! Resistimos até onde podíamos.

Quero, em público, agradecer a todos os que apostaram no projeto de uma juventude realmente trabalhista, popular e socialista, capaz de resgatar todos os princípios de esquerda e responder os desafios do século XXI a partir desses valores.

Nem as traições, as posturas fisiológicas ou atos oportunistas conseguiram dividir a unidade daqueles que estiveram dispostos na construção de uma autêntica Juventude Socialista. Estendo meus elogios aos companheiros de PR, grande parte da BA, SE, PA, TO, RR, RO, AM, MT e RJ, além dos grandes companheiros do RS, que levaram até o fim este projeto de esquerda, oriundo das bases e despidos de quaisquer vaidades pessoais. A vocês, muito obrigado por TUDO!

Quero parabenizar também a postura da bancada da Juventude Socialista Pdt Mg, na figura de Alberto Perini Neto, Bruno Pickles, Ramon Calixto e Bruna Carla Dos Santos. Vocês sabem honrar o Partido que militam, com brio e valor, estando presentes no XV Congresso Nacional da JS. Parabéns a todos os jovens mineiros!

Estendo este meu elogio, com muito orgulho, às combativas e guerreiras do Amapá. Muito obrigado por tudo, Joelma Santos. Valeu, grande Thainan Suellen Santos! Amapá sempre se portou à altura de todos os seus compromissos com a JS.

E ao eterno e grande irmão Everton Gomes, saiba de uma coisa: os verdadeiros líderes, forjados na luta, nem sempre conseguem ocupar o espaço à altura de sua magnitude, diante de sua autenticidade e firmeza. Foi assim com Brizola e Prestes. Ambos não foram Presidentes do Brasil. Mas fizeram muito vezes mais do que muito quadro por aí que se vindica como "presidente popular".

Everton.. você é de luta, véio!

Deixo a JS com a missão de dever não cumprido. Gostaria de ter tido a oportunidade de fazer o meu papel na formação política. Mas não consegui.

Entretanto, neste humilde legado, procurei ajudar a JS, dando o melhor de mim na construção de textos/apostilas de formação política, das teses do 50° e 51º Congressos da UNE (2007 e 2009) - onde agradeço em público ao Luizinho Martins pela OPORTUNIDADE; de documentos e teses afins, inclusive no âmbito de políticas públicas de juventude e no âmbito das Relações Internacionais, sendo apenas um mero colaborador (com muito orgulho, do nobre Everton Gomes); enfim... dos textos em que a JS pôde contar comigo, além da pré-tese para o XV Congresso Nacional da JS, em Fortaleza-CE.

Enfim, são essas as considerações! Muito obrigado por todos os autênticos e verdadeiros companheiros de luta da JS, ao longo desses meus 33 anos de vida. A estes, o meu melhor.

Saudações Trabalhistas! Ousar lutar, ousar resistir!