A responsabilidade é de todos

A Educação é transformadora e transcendente, porém, de uma forma geral, não há a consciência disso. Maus profissionais há em todas as profissões, ganhando bem ou não. Mas o problema da Educação é SOCIAL, pertence à sociedade, que nada ou quase nada sabe sobre a mesma e quer exigir, quando não contribui.

A sociedade é hipócrita e excludente. Canso de ver jovens sem sonhos (não falo do aspecto profissional SOMENTE).

A sociedade, sim, NÃO QUER mudanças. Ela quer que a Educação forme pessoas para seguirem os preceitos e paradigmas por ela criados, de acordo com os interesses de alguns grupos econômicos.

Esses grupos econômicos, por sua vez, manipulam os governos e estes, a metodologia de ensino, dirigida unicamente aos propósitos desses grupos. E nós procuramos “não dançar, conforme a música”. No entanto, é claro que a pressão é imensa. E todo mundo sabe disso.

Quando falei do prejuízo que uma indústria causava ao meio ambiente, disseram-me: "Professora, não posso nem pensar em dizer isso lá em casa, pois é onde meu pai trabalha. É de lá que ganhamos nosso pão." Poderia citar milhares de exemplos onde a manipulação sufoca e marginaliza.

Esses meninos são tão "massacrados" SOCIALMENTE falando, que não acreditam em mudança, nem mesmo pela Educação. Acreditam estar num círculo vicioso, de onde jamais sairão. Isso muito me entristece. Eles se desesperam com a falta de oportunidade, com a corrupção vergonhosa, com a injustiça e a impunidade.

Isso tudo é fruto do senso comum, onde impera a ideia de que as oportunidades são apenas para alguns. Ideia essa que é produzida e apregoada por aqueles que têm interesses escusos.

É a Educação que, por enquanto, AINDA está “agüentando” toda a pressão do caos em que vivemos. E é ela também que AINDA está fazendo alguma coisa, na esperança de iniciar a mudança que alguns não querem que aconteça.

A mudança é uma questão de consciência e cada profissional da Educação, mesmo o menos envolvido, de alguma forma, nem que seja uma vez na vida, diante dos seus jovens, promove a reflexão, para que esta se transforme em ação, o que é muito perigoso. E sobre perigos, esses mesmos jovens sabem bem mais que seus professores.

Quando falo aos meus alunos sobre minha profissão, raros são os que dizem que optarão pela magistério. A grande maioria diz que JAMAIS será professor/professora. Quando pergunto por quê, dizem ser uma profissão difícil.

Sei que nas cidades grandes, onde as oportunidades de escolha são maiores, poucos são os que ingressam no magistério.

Em lugares pequenos, por não haver muita opção, infelizmente muitos “escolhem” o magistério. Isso é muito ruim, porque raramente, dessa forma, teremos um profissional totalmente envolvido com a Educação.

E onde está a sociedade, para compreender todos esses problemas, se mobilizar e exigir que a Educação seja tratada com respeito e dignidade? Para que se possa, de fato, não demagogicamente falando, formar cidadãos comprometidos e atuantes, na construção do bem comum, onde não visem somente o lucro, o salário, mas, além deles, de uma forma menos egoísta, o benefício de todos?

A sociedade não quer ENXERGAR a necessidade de ser menos egoísta, egocêntrica, frívola, superficial, e não compreende que cada um que faz parte dela tem de ser cuidado, ter os mesmos direitos, as mesmas chances, responsabilidades de todos os demais.

Viver em sociedade É uma Farsa. Não se vive em sociedade pensando somente no próprio umbigo.