CANECÃO

Gostaria de saber por que a UFRJ retomou o Canecão?

Lugar de sonhos e muitas alegrias, fui em alguns espetáculos como Milton Nascimento lançando a Maria Rita, levei meu filho para ver Os Saltimbancos, vi Lobão, e alguns outros bons artistas que no momento não me lembro.

Aquele lugar era meu caminho de muitos anos, onde eu passava a pé para ir as aulas de dança em Copa.

Olhava os muitos cartazes, via que não tinha dinheiro, suspirava e dizia com os meus botões, Esse eu vejo depois. Me lembro de um enorme cartaz da Gal, todo feito de paetês grandes, lindo! Um da Elis, acho que era o Falso Brilhante, Gil, João Bosco, quarteto em Ci e tantos outros mais que naquele espaço mágico dividiram horas de alegria e fascínio, com suas mesas, garções e suas lanternas, luzes, som e muita alegria.

Agora é apenas mais um prédio se deteriorando, que a UFRJ fez questão de reaver para nada. Pelo menos a primeira vista é isso que vemos ao passar diante do amado Canecão.

O Rio não tem grandes espaços para apresentações, os espetáculos ficam na fila para conseguir agenda nos poucos locais que ainda funcionam, sim porque o que tem de espaço cultural que virou igreja, não está no gibi, como podem querer chegar aos pés de São Paulo em termos de cultura?

Quero registrar aqui o meu protesto por mais essa violência que foi feita com o Rio, nos tirando o Canecão.

Se não tivéssemos o mar, onde iríamos nos divertir? com tanta casa de espetáculo fechada.

Vamos acordar senhores governantes, o povo precisa de Pão e Circo, mas não só carnaval e futebol, felizmente já temos um grande público que gosta de outro tipo de circo e para esse público é preciso que tenham casas como o Canecão e muitos outros espaços que hoje se encontram fechados, como no Méier, Leblon, Tijuca...

Sei que esse desabafo não dará em nada, mas faço assim mesmo, pois estou cansada de ver o meu Rio sendo violentado de todas as formas.

Glória Cris
Enviado por Glória Cris em 08/06/2012
Reeditado em 08/06/2012
Código do texto: T3712348