ACREDITAR SEM VER.

"Diante de um telão no salão paroquial, cerca de cem pessoas — em grande parte mulheres — aguardam, ansiosas.

A maioria está sentada no chão e segura o lugar das amigas com suas bolsas — não faltam grifes como Chanel e Louis Vuitton. A Paróquia Nossa Senhora da Conceição, na Gávea, está lotada. Na igreja, é impossível entrar. Em cada janela do corredor lateral, aproximadamente 30 fiéis se espremem com terços na mão em busca de uma visão do interior. Alguns se agarram às grades. Na frente, centenas de pessoas esperam a celebração.

Com meia hora de atraso, o grande nome da noite chega. Toda última terça-feira do mês, às 19h30m, o advogado da União e professor de Direito Pedro Siqueira comanda uma reunião do terço que se tornou fenômeno na Zona Sul. A expectativa de todos é viver uma experiência mística. Pedro é famoso por ter o que ele denomina ser o dom do Espírito Santo: vê e recebe mensagens de Nossa Senhora.

Dessa vez, o encontro começou às 20h. Pedro se atrasou porque estava num programa de TV. Tranquilo, se explica à multidão e pede desculpas. Não há aparatos, luzes, ele não se apresenta como artista. Aos 39 anos, ainda parece o mesmo menino tímido que começou os encontros há 20 anos em casa e depois, por causa do número de fieis, os transferiu para a Paróquia Santa Mônica, no Leblon e, há três anos, para a Gávea.

Pedro Siqueira: o advogado e professor tem 39 anos vai ser pai pela primeira vez Foto: Roberto Moreyra / Extra

Começa a dedilhar o violão. Reza a Ave-Maria. Sua voz é suave, mas a aparência do rosto é de concentração máxima, como em um transe. A multidão não se dispersa. Pedro completa as orações com cânticos e passagens bíblicas. De repente, ele diz:

— Carlinhos, que está internado com problemas cardíacos, terá recuperação plena. Vai se levantar em uma semana. Nossa Senhora está dizendo a Maria Alice que atendeu ao pedido para o marido Carlos. A bebedeira vai parar.

Várias mensagens são anunciadas. Soluções para emprego, saúde e até a melhora de uma gatinha de estimação. Ao fim, dezenas de devotos cercam Pedro. Pedem bênçãos, entregam bilhetes. Calmamente e sem pedir nada em troca, ele atende um a um.

— Sou só um servo de Deus — resume, sempre humilde, o homem que desperta enlevo nos devotos e espanto nos céticos.

Uma viagem espiritual

Pedro acaba de lançar seu primeiro livro "Senhora das águas". Na ficção, uma psicóloga revê sua vida e parte numa viagem espiritual após descobrir uma grave doença — a história de muitos fiéis que o procuram.

— Muita gente sofrida vem aqui. Reza, pede a cura, mas sabemos que nem todos serão curados. Deus ama a todos, mas quer que cada um aprenda de um modo. O que Deus não gosta é que a gente se acomode. Quando você fica em um estado de preguiça, pode acreditar que algo vai acontecer — defende.

Pedro conta que hoje consegue conviver com seu dom. Casado — a mulher espera o primeiro filho —, ele pratica esportes, dá aulas e cumpre expediente como advogado. Mas nem sempre foi assim.

— Quando era mais jovem, não tinha muita paciência para o meu dom. Uma mulher me procurou perguntando se iria se reconciliar com o marido. E ficou insistindo. Na hora, eu vi o homem morrendo de um ataque cardíaco subitamente. E lhe disse: ele vai morrer. Ela não acreditou. Na semana seguinte, estava morto. Ela ficou arrasada. Nesse dia, eu aprendi. Nem tudo é para ser dito —"

O TEXTO É TIRADO DE MATÉRIA INSERIDA NA INTERNET. PEDRO SIQUEIRA É UM HOMEM COM CARA DE MENINO. CONTINUA SUA MISSÃO COM SINGELEZA. DIZ QUE NÃO QUER FORÇAR O PASSO, POIS TEM RECEIO DE INTERROMPER O ELO QUE O LIGA A ESSE MARAVILHOSO DOM. SUA FISONOMIA MOSTRA A QUE VEIO, DISTRIBUIR ORAÇÃO E CONFORTO NOS BRAÇOS DA VIRGEM MARIA. MUITOS QUE ACREDITAM SEM VER VÃO A ELE, TUDO VALE PARA REZAR O TERÇO PERTO DESSA FULGURANTE ENERGIA. COLOQUEM NO GOOGLE: "PEDRO SIQUEIRA - TERÇO", E VERÃO MAIS MATÉRIAS SOBRE ESSE MARAVILHOSO SER HUMANO.

Celso Panza

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 11/06/2012
Reeditado em 11/06/2012
Código do texto: T3717423
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.