NÔMADE GLOBAL

ESPERMATOZÓIDE E ÓVULO SE CRUZARAM EM 1961, ESPERMATOZÓIDE E ÓVULO SE CRUZARAM PARA QUE EU VIESSEM AO MUNDO COM AS VEIAS AZUIS, MOLHADO PELA PLACENTA, VIM AO MUNDO NA MÃO DA PARTEIRA EM 14ABR62, PARA ALEGRIA DOS MEUS PAIS, LEMBRO COMO SE FOSSE HOJE A MINHA MÃE ME DIZENDO - AO NASCER-TE VOCÊ FOI O BEBÊ MAIS LINDO DO MUNDO - OLHA QUE MÃE NÃO MENTE, E ME REGISTROU NO DIA DO NASCIMENTO DE LEONARDO DA VINCI DIA 15ABR62, POIS BEM, ATÉ AI TUDO BEM, MAS SÓ DESCOBRI TUDO ISSO QUANDO FUI A IGREJA PEGAR O MEU CERTIFICADO DE BATISMO E, ESTAVA LÁ, NASCIDO EM 14ABR62, TRANQUILO, NÃO MUDA NADA POR SABER ISSO, MAS SEMPRE ME CONSIDEREI NASCIDO EM 15ABR62, E ASSIM CONTINUO FAZENDO ANIVERSÁRIO SEMPRE DUAS VEZES POR ANO, UM DIA É O DIA DO NASCIMENTO E OUTRO É O DIA DO MEU REGISTRO DE NASCIMENTO, NOS LOCAIS QUE HÁ O MEU REGISTRO DE DATA DE NASCIMENTO RECEBO CARTÃO DO DIA DE ANIVERSÁRIO SEMPRE UM DIA DEPOIS DO MEU ANIVERSÁRIO, ISSO NÃO INTERFERE EM QUASE NADA NA MINHA VIDA, E, QUANDO PERGUNTEI A MINHA MÃE QUAL FOI O MOTIVO DELA TER ME REGISTRADO DIA 15ABR62 E, NÃO TER COLOCADO A DATA CERTA DO MEU NASCIMENTO, MAMÃE ME DISSE ASSIM - FILHO A SUA IRMÃ MAIS VELHA FAZ ANIVERSÁRIO DIA 15ABR57, E COMO SOMOS UMA FAMÍLIA DE PARCOS RECURSOS, PENSEI, FAREMOS UM BOLO PARA OS DOIS ANIVERSARIANTES, ESSA FOI A RESPOSTA - BEM! CONFESSO QUE JÁ NAQUELA DÉCADA SURGIA A MINISTRA DA ECONOMIA.

SENTAVA AO MEIO-FIO DA RUA AOS DOMINGOS ERA TRADIÇÃO COM UMA BERMUDA E UMA CAMISA DE LINHO DE COR BRANCA, ERA A MINHA MÃE MOSTRANDO AOS VIZINHOS A SUA IMPECÁVEL LIMPEZA, FUI CRESCENDO, DESENVOLVENDO, APRENDI A VIDA CEDO, APRENDI A ESCREVER CEDO FUI BEM ALFABETIZADO, ESTUDEI NO JARDIM DE INFÂNCIA PROFESSOR PAULO BARROSO, E QUANDO NO BOM SENTIDO PULEI O MURO E FUI PARA ESCOLA ESTADUAL JOSÉ DO PATROCÍNIO QUE FICAVA AO LADO DO JARDIM, JÁ CHEGUEI FORTE SABENDO ESCREVER MEU NOME E, LER MUITO BEM, É VERDADE ENSINO PÚBLICO DE QUALIDADE QUE SAUDADE, QUE SAUDADE, E HOJE PAGAM UM ABSURDO NAS ESCOLAS PARTICULARES QUE COM CERTEZA NÃO SÃO MELHORES E, NUNCA SERÃO MELHORES QUE OS COLÉGIOS PÚBLICOS DOS IDOS DE 60, MAS ISSO É OUTRA HISTÓRIA QUE A EDUCAÇÃO NÃO CONTA, E FICAMOS PAGANDO PARA VER SEMPRE MAIS SEGREGAÇÃO O APARTHAID E UMA SEGREGAÇÃO RACIAL, E EU VEJO A ESCOLA PRIVADA COMO A MAIOR SEGREGAÇÃO DO MUNDO ATUAL, A DESIGUALDADE ESTAR AI, É A PIOR DE TODAS, E VAMOS SOFRER AINDA CONSEQUÊNCIAS MUITO MAIS GRAVE SOBRE A SEGREGAÇÃO DA EDUCAÇÃO, E HAJA ACADEMIA DE LETRAS, E HAJA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA, E HAJA SEGREGAÇÃO EDUCACIONAL, EM PLENA ERA QUE SE DIZ MODERNA E DEMOCRÁTICA.

JÁ CRESCIDO E PERTO DE COMPLETAR 18 ANOS JÁ TINHA ME MUDADO UMAS 26 VEZES, EXPLICO, SÃO NOVES IRMÃOS NAQUELA ÉPOCA, MEU PAI EMPREGADO DA RFFSA (REDE FERROVIÁRIA SOCIEDADE ANÔNIMA), NÃO TINHA UM SALÁRIO RUÍM, MAS EM COMPENSAÇÃO ERAM NOVE FILHOS E O DINHEIRO NÃO DAVA PARA  COMPRAR COMIDA, ROUPA, PAGAR A ENERGIA, A ÁGUA E O ESGOTO, E AINDA PAGAR O ALUGUEL, CONTUDO ISSO, TINHAMOS QUE MUDAR ASSIM QUE VENCIA O CONTRATO, MUITAS VEZES ERA UM CONTRATO SEMESTRAL, E O PROPRIETÁRIO TINHA ESSA FORMA DE NO VENCIMENTO DO CONTRATO DE ALUGUEL AUMENTAR O VALOR DA CASA, COMO MEU PAI NÃO TINHA TANTO AUMENTO ASSIM PESAVA NO ORÇAMENTO FAMÍLIAR DAQUELA ÉPOCA, E, ENTÃO O QUE O MEU PAI FAZIA, PAGAVA O ÚLTIMO ALUGUEL E, SAIA PROCURANDO OUTRA MORADIA NO PREÇO QUE ESTAVA DENTRO DO  SEU ORÇAMENTO, E SEMPRE CONSEGUIA ACHAR UMA CASA, AS VEZES INFERIOR A ÚLTIMA QUE MORAVAMOS, AS VEZES MELHOR, NÃO TINHA JEITO, E ASSIM O QUE ACONTECIA COMIGO, EM UM DETERMINADO BAIRRO QUE HAVIA FEITO AMIZADE COM UNS COLEGAS, TINHA QUE ME MUDAR PARA OUTRO BAIRRO, E ASSIM FOI DURANTE UNS DEZOITO ANOS DA MINHA VIDA, QUANDO OS MEUS PAIS ADQUIRIRAM UMA CASA PELO SFH(SISTEMA FINANCEIRO DE HABITAÇÃO) OU BNH (BANCO NACIONAL DE HABITAÇÃO), A SUA CASA PRÓPRIA, FOI AI QUE DEU UMA SOSSEGADA EM FICAR MUDANDO, LOGO A SEGUIR FUI SERVIR O EXÉRCITO, NÃO DEMOROU MUITO FUI MORAR COM A NAMORADA, E COMEÇOU DE NOVO, A MESMA SINA, DE MUDAR EM SEIS ANOS TINHA ME MUDADO PELO MENOS UMAS CINCO, ATÉ NOS ANOS 90, COMPRAR UMA CASA, E ALI FICAR POR UM BOM TEMPO, MESMO ASSIM NÃO GOSTAVA DO LOCAL, COMPREI UM TERRENO CONSTRUI UMA OUTRA CASA E FUI MORAR LÁ, DESCASEI.

AI QUE DEU INÍCIO REALMENTE NA OUTRA PARTE DA MINHA VIDA, EU SOMENTE EU E DEUS PARA ME ACOMPANHAR NA ESTRADA DA VIDA, POR QUE QUANDO A GENTE DESCASA, A GENTE FICA SEM CHÃO, SEM TETO E SEM CASA, QUER DIZER A GENTE NÃO SABE O QUE FAZ DA VIDA, O QUE ME GARANTIU FOI TER EMPREGO, AI DAQUELES QUE DESCASA E, NÃO TEM EMPREGO, A COISA FICA PIOR DO QUE JÁ ESTAR - VOLTEI A MORAR NA ANTIGA CASA QUE EU MORAVA A PRIMEIRA CASA QUE HAVIA COMPRADO, MAS COMO NÃO GOSTAVA, O QUE FIZ, NÃO QUERO VOLTAR A PAGAR ALUGUEL EM OUTRO LUGAR, NÃO TENHO DINHEIRO PARA COMPRAR UMA CASA NO BAIRRO QUE EU GOSTO, ENTÃO PARTI PARA CONHECER O BRASIL, AS REGIÕES, OS ESTADOS, AS CIDADES E, ISSO FOI A MELHOR PARTE DA MINHA VIDA, E A MELHOR FASE, COMECEI A ENTENDER QUE REALMENTE NÃO TINHA NADA E NÃO QUERIA NADA, E FUI MORAR NOS HOTÉIS, COMO MEU TIPO DE TRABALHO ME DÁ ESSA CHANCE JÁ QUE TRABALHO EM REGIME DE CONFINAMENTO, FICO QUATRORZE DIAS A BORDO DE UMA PLATAFORMA E VINTE E UM DIAS DE FOLGA, QUATORZE DIA MORO NO TRABALHO E O RESTANTE QUE É A FOLGA POSSO MORAR EM HOTEL, E FIZ ISSO, CADA MÊS ESTAVA MORANDO EM UM LUGAR DIFERENTE, ENFIM MOREI NAS CINCO REGIÕES DO BRASIL NO HOTEL, NÃO ADQUIRI NADA MATERIAL NESTE TEMPO, E TAMBÉM NÃO QUERO, PENSO QUE A VIDA E PARA SER VIVIDA DE MANEIRA NATURAL, DA MESMA FORMA QUE NASCEMOS, MAS É CLARO COM RESPONSABILIDADE SOCIAL, VALE RESSALTAR, E QUANDO MENOS ESPEREI ESTAVA MORANDO EM UMA CIDADE DE SANTA CATARINA NO HOTEL E ALI FIQUEI POR MAIS TEMPO, INDO E VINDO, TRABALHO HOTEL, HOTEL TRABALHO, FUI APRENDENDO A GOSTAR DE JOINVILLE E, HOJE TENHO RESIDÊNCIA EM JOINVILLE-SC, MAS FOI DAI QUE ME TORNEI UM VERDADEIRO NÔMADE GLOBAL, COM RESIDÊNCIA FIXA, MAS COM A POSSIBILIDADE AINDA MAIOR DE VIAJAR E ME DESLOCAR PARA MUITOS OUTROS LUGARES PELA A LOCALIZAÇÃO PRIVILEGIADA QUE TEM JOINVILLE-SC DENTRO DO BRASIL UM PAÍS DE DIMENSÃO CONTINENTAL. 

FOTO DO MEU ARQUIVO PESSOAL PRAIA DA GUARITA TORRES/RS OUTONO DE 2012.

www.mcklein.prosaeverso.net

IMAGEM DO MEU ARQUIVO PESSOAL
Moisés Cklein
Enviado por Moisés Cklein em 14/06/2012
Reeditado em 14/06/2012
Código do texto: T3723499
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.