foto: divulgação pela internet


ODISSEIA
 
          Segundo a ciência, o homem surgiu na África, se espalhando mais tarde a outros continentes. O homem pré-histórico cruzou limites geográficos em aventuras buscando condições e lugares ideais onde pudesse encontrar alimento para sobrevier, colhendo frutos ou caçando; mudando conforme esses recursos fossem se tornando escassos, sendo portando nômades. Nessas “aventuras”, aperfeiçoou-se o gosto por novas descobertas e invenções. Recentemente, historicamente falando, e em um curto espaço, várias pessoas se lançaram em busca de novas rotas de navegação, em busca de novas terras, se aventurando mar adentro, rumo ao desconhecido. Diziam estar em busca de novas rotas comerciais, mas , ainda que não fosse admitido na época, é possível que tivessem noção das dimensões do globo terrestre, e sabiam perfeitamente o que estavam fazendo. Quando Cabral “desviou” sua rota, se perdendo no Atlântico, haviam já se passado oito anos da viajem de Colombo; tempo suficiente pra essa informação chegar à corte portuguesa. Não se quer aqui discutir fatos históricos, apenas evidenciar a coragem dos aventureiros, navegantes, “loucos de pedra”, que de forma destemida se lançam a novas descobertas, ampliando assim seus conhecimentos, criando condições para a evolução humana.
          Muitos perderam vidas buscando novas terras, tentando conquistar novos espaços, em invenções malucas, que serviram de base para outras, aproveitáveis. Essa necessidade de conhecimento impulsiona a evolução humana. Mais recentemente ainda, o homem inicia a conquista do espaço, a conquista da lua, construção de estação espacial, com tripulação se revezando de tempos em tempos.
          Hoje, 16 de junho de 2012, às 18:30h, hora local, do Centro de Satélites de Jiuquan, Deserto de Gobi, a China lança sua nave (mais uma),  Shenzhou IX, a quarta de seu programa espacial, tendo a primeira mulher astronauta chinesa a bordo. A China pretende construir uma estação espacial independente até 2020, substituindo os módulos atuais.
          Admirável e invejável (independentemente de ideologias de qualquer natureza), essas pessoas que se aventuram em novas descobertas, indo além do limite no espaço. Talvez muito em breve sejam possíveis viagens constantes pra lua ou qualquer outro planeta. Quem sabe até lá seja descoberto formas de viagens mais rápidas. Um sonho que esse que vos escreve provavelmente não alcançará; o que é lamentável.
          
Parabenizo essas PESSOAS, pela coragem de enfrentar o desconhecido, ainda que assistidos.


Walter Peixoto
16/06/2012