Muito Feliz com meus 17% Feliz!!!

Hoje quero falar de algo muito sério, algo que nos motiva a acordar todos os dias e ir à luta por algo mais: A Tristeza!

Há muitos anos atrás, li uma reportagem na revista Época, que dizia que a tristeza faz bem. A reportagem era embasada em pesquisas científicas com milhares de pessoas que chegaram a seguinte conclusão: em média, somos apenas 17% feliz, e se fossemos 100% feliz, provavelmente cometeríamos suicídio, isso porque segundo a pesquisa, a infelicidade é ausência de algo, e essa falta nos impulsiona a ir à busca da tão sonhada felicidade. Que muitas vezes nunca chega... Ou não é completa. Pois é do ser Humano a eterna busca por algo que nunca chegará.

Mas voltando ao assunto principal: Tristeza. Sou poetisa e tristeza é algo que conheço profundamente além de outros sentimentos ‘negros’ como solidão e raiva.

Mas devo muitos benefícios em minha vida à infelicidade, afinal, quando se atinge o fundo do poço, ou você luta, ou será realmente o seu fim.

É impossível viver estagnada no mesmo lugar e não mudar. Acho que até a pessoa mais cômoda irá em busca de ser feliz. Já estive no fundo do poço, tomada pela mais amarga escuridão. Por motivos variados, mas principalmente, por estar com o coração partido, e confesso que a princípio se entregar é mais fácil, já que a dor é insuportável. Mas depois reagi, e foram muitas transformações, que melhoram muito minha vida em todos os setores, e reconheço que estou uns 25% feliz.

Mas, algumas coisas, marcam. Profundamente eu diria, e por esse mesmo motivo é que me assusto ao saber que naquela época anterior ao fundo poço, mesmo em rios de lágrimas, estava próxima do que para mim possa ser felicidade. É contraditório eu sei. Mas nunca fui tão impulsionada a fazer tudo dar certo.

Mesmo que tenha "milhões" de pessoas dizendo que não devia fazer, eu segui adiante em busca da felicidade. Já cai uma vez do abismo e sobrevivi. Se cair de novo, tenho mais chances de me machucar menos ainda. E eu continuo procurando, é quase viciante. É um desejo louco e imprescindível por aquele pouco de felicidade, meu pedacinho do paraíso, e não me importa que dentro tenha o inferno... (modo de falar, hein)

Independe do desfecho de todas suas ações, vá à busca daquilo que possa sempre te motivar ir em frente, se acomodar e achar que será feliz é ilusão. E se você, assim como eu, experimentou um pedaço do paraíso, não deixe orgulho demais impedir que você busque isso. Porque mesmo depois das lágrimas, você vai saber que no fundo você foi feliz, mesmo que não tenha durado.

Por isso prefiro conviver com meus 17% feliz, e ter poucos 100% inesquecíveis, do que ter uma média de 50% de qualidade duvidosa. Pelo menos sei que sempre terei um bom motivo para continuar. Sempre...

Érica Rosa
Enviado por Érica Rosa em 16/06/2012
Reeditado em 09/03/2013
Código do texto: T3727987
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.