PROFESSOR DE CARREIRA VERSUS BISCATEIROS

A situação da Educação na Bahia não é muito diferente de outros lugares no Nordeste e também em outros estados brasileiros: descaso, instalações precárias, ensino medíocre e de péssima qualidade, a merenda – quando há – é uma tristeza. Soma-se a tudo isso a falta de compromisso de gestores municipais, estaduais e federais, a corrupção de prefeitos, governadores e seus aliados e sua postura ditatorial, coronelista, inquisitória!

No entanto, atualmente, o que mais prejudica a Educação Estadual da Bahia, seu maior Câncer chama-se CONTRATOS. Numa jogada de mestre do mal o Governo Wagner abarrotou a Escola Pública de professores contratados. Claro que o fato de haver professores contratados não causa, por si só, tal câncer. Mas a postura com a qual o Governo Wagner e suas Direcs agem para com os profissionais contratados: imposições e ameaças de demissão com o intuito de enfraquecer o movimento grevista. O movimento já atinge mais de 80% das Escolas Estaduais na Bahia.

Fato inegável é que entre os professores contratados há pessoas sérias, comprometidas, cônscias de deveres e dedicadas ao exercício do magistério. Todavia, há também um sem número de péssimos profissionais que se aproveitam da oportunidade e vêem na possibilidade de um contrato uma maneira fácil de ganhar algumas poucas “moedas de prata”. Dentre estes há quem se venda por qualquer vantagem. Geralmente, não tem senso de altruísmo nem humanidade, são incapazes de se colocar no lugar do outro. São tão medíocres e tão cegos politicamente que não enxergam uma polegada. Estão ocupados demais olhando para os próprios umbigos. São egoístas! Biscateiros! Não são professores de carreira, não merecem sequer o contrato que conseguiram, porque não encaram a educação com responsabilidade.

Para esse tipo de gente a Educação é um complemento para sua renda, por isso, tanto faz quanto ganha um professor, se o aluno está ou não sendo prejudicado. É incrível que tal professor levanta-se contra a greve com o argumento de que ela causa danos ao aprendizado do aluno e compromete o ano letivo. No entanto, este mesmo professor é capaz de “dar aula” – não sei como consegue – em duas e, às vezes, até três salas simultaneamente. Será que possui o dom da onipresença? Talvez alguns tenham, vai saber…

Para o Biscateiro a quantia de R$ 1.035,00 é algo tão significativo que vale tudo para conquistá-la, até mesmo apoiar as atitudes autoritárias e despóticas do Governador Traidor Jaques Wagner que age arbitrariamente, ridiculariza e oprime policiais, cala a impressa, abandona a saúde pública, corta salários de professores e os deixa famintos e mais de um milhão de alunos sem aulas nem respostas.

A sociedade compreende que a greve foi a única maneira de a classe se fazer ouvir, foi último recurso. E o acabar com a GREVE está nas mãos do governo Wagner. É até normal que pessoas sem conhecimento ou desinformadas se levantem contra manifestações populares previstas e garantidas pela Constituição Nacional, o que não se pode admitir é que pessoas que estão no pleno gozo do exercício do magistério, que formam opinião, pensem e disseminem o pensamento de que um Professor Licenciado, pós-graduado receba um salário base de R$ 692,99 e se dê por satisfeito a ponto de abrir mão de um reajuste salarial (e reajuste não é aumento) de 22,22% previsto para o exercício de 2012 desde 2011.

Mas tudo bem… São Biscateiros, não são Professores de Carreira! A maioria desses é campeã de atestados médicos, mestres da enganação, do “enroleixom”, do “embromeixom”, do “faz de conta”, do ‘eu finjo que ensino e você finge que aprende’. Para os tais a greve é mesmo um mal terrível, pois atrapalha a viajem de final do ano, as férias com a família, o churrasco do fim de semana com a reposição de aulas no pós greve.

O que eles esquecem é que o Tribunal de Justiça da Bahia pode, e deverá, invalidar as aulas que foram ministradas durante o período da GREVE, uma vez que UM MILHÃO DE ALUNOS NA BAHIA estão sendo privados das aulas regulares. Por isso, há a necessidade de uma reposição. Por esta razão o TJ-BA obrigou o Governo a devolver o dinheiro dos professores que fora retido durante o movimento.

Infelizmente, o Biscateiro fica tão louco com a mera possibilidade de ter que trabalhar de verdade e dar uma aula decente, que prefere omitir do aluno os riscos que ele corre. Porém, a verdade, por mais tardia que seja, brilhará como o sol quando surge numa linda manhã de verão. E todos saberão quem de fato tem falado a verdade e aquilo que de fato interessa saber o aluno: se o Professor de Carreira ou o biscateiro.

Há momentos nos quais a gente perde. Há momentos que alguém sofre e chora, há momentos que as trevas são tão densas que mal conseguimos enxergar o brilho do sol. Contudo, embora não o vejamos, isso não quer dizer que ele não está lá. E cedo ou tarde mostrará seu brilho com toda intensidade. Hoje nós sofremos com a greve, mas enquanto você – aluno – está sem aula e teme por isso, enquanto o Biscateiro pensa nas vantagens pessoais que poderá “perder’… há pessoas que há dois meses não tem como dar comida para seus filhos, pagar suas contas e trabalhar com dignidade. Por isso, antes de fazermos quaisquer comentários ou mesmo julgamentos pensemos nisso.

Como disse o poeta: “Amanhã será um lindo dia”. E quando esse amanhã chegar, embora você tenha criticado, falado mal hoje, certamente você se lembrará que o teu filho tem uma educação de qualidade porque teu professor foi chamado de palhaço, foi pra rua exigir que o teu direito de ter uma educação de qualidade fosse respeitado!

Por acreditar nisto resistirei, ainda que me vigiem, enviem relatórios fantasiosos, ainda que me demitam! Se for demitido faço outro concurso. O MEU DEUS PODE ME APROVAR DE NOVO! Eu resistirei! Não posso parar! Não enquanto um colega meu estiver faminto e humilhado. Eu sou professor! Jamais se esqueçam disso! Se não podem aceitar a greve. Pelo menos me respeitem enquanto Professor. Não faço biscate!

Professor Jackson Cruz

Porto Seguro, 05/06/2012

jackson cruz
Enviado por jackson cruz em 18/06/2012
Código do texto: T3729995
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.