TRABALHO INFANTIL

Há pouco tempo passamos pelo dia do combate ao trabalho infantil, na certeza de que este assunto deve ser fomentando a todo o momento. São crianças que vivem mergulhadas em cantos insalubres, em lugares obscuros e são vítimas do trabalho intenso e árduo. Deveriam manusear brinquedos, mas manuseiam enxadas, marretas e outros utensílios não destinados à criança. O lugar delas é na escola, o momento delas é aproveitar da infância, fase única da vida. Mas infelizmente para um público bem acentuado isso não acontece.

Em Porto Alegre é rotineiro ver crianças expostas em sinaleiras, vendendo balas, rosas e sem “saber” a própria infância. Elas fazem malabarismos, cantam e dançam em busca de um trocado, e quando conseguem, lá de trás da árvore mais próxima surge um adulto para guarnecer o valor obtido. As crianças expostas, os adultos escondidos. Trago exemplos da capital do meu estado, mas não desconhecendo a realidade do nosso país, que nutre também do mesmo problema com as mesmas conseqüências.

No próximo ano (2013) o Brasil será sede da 3ª Conferência Global que ira tratar de ações céleres para erradicar as piores formas de trabalho infantil. Mas os dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontam o crescimento da exposição de nossas crianças ao trabalho infantil e estes dados nos impulsionam agir de forma urgente. Ações contra o trabalho infantil irão contribuir para que tenhamos um país com mais crianças nas escolas, ativas, confiantes e com rotina coerente com sua idade. Vamos acelerar nossas ações para que na conferência em 2013 possamos nutrir de índices amenos.

Estaremos engajados nesta luta, constante e de grande relevância. Denuncie, participe e reverta a situação na vida de uma criança. Que nossas crianças possam suar por brincar, não por trabalhar. Que nossas crianças possam sorrir a infância. Que elas possam dar show na escola e não nas sinaleiras deste mundão. Em fim, rogo que sejam apenas crianças, e que possam usufruir de rotina adequada a esta fase, tão importante que embasa a vida do ser humano.

Deivith Camargo
Enviado por Deivith Camargo em 21/06/2012
Código do texto: T3736148