Chico alegria

Conheci um sujeito que oque tinha de feio, tinha de engraçado. Chico era um mulato baixinho, cabelo pixaim e grandes olhos cor de folha seca. Uma barriguinha avantajada por causa do consumo de cerveja,e destoava do resto do corpo,era magro que nem caniço. Por causa do seu temperamento alegre, e sempre prestativo, ele era querido por todos na cidade. Era convidado para aniversários, batizados, casamentos e até mesmo para velórios. Quando ele chegava,a tristeza saia.Tem gente que jura que no velório da irmã do prefeito,Chico fez tanta graça,que os lábios da defunta se repuxaram num sorriso.Em outra ocasião, ele foi visitar um senhor idoso que se encontrava enfermo,e depois de vinte minutos de visita,o doente riu tanto que urinou nas calças.Envergonhado o senhor pediu que Chico saísse do quarto para trocar de roupa,mas assim que se viu de pé o homem não quis voltar a se deitar.O bom humor do rapaz elevou-lhe o ânimo e a vontade de continuar vivendo.Chico também era querido pela meninada.Contava historias engraçadas,inventava truques de mágica e teve um natal que ele até se vestiu de papai Noel.Foi hilário!Não se sabe quem se divertiu mais, se adultos ou crianças. Chico apesar de não ser bonito, teve muitas namoradas. Esteve noivo por quatro vezes, mas quando o apertavam para se casar caia fora. Ele dizia sorrindo que era de todas, que não podia se prender á uma mulher somente.

Os anos se passaram e ele adoeceu gravemente. Um câncer o jogou no leito. Chico não sofreu sozinho. Os amigos se revezavam para estar ao seu lado. No dia da sua morte, Chico fez um pedido. Queria ir ao forró. Sabendo que não lhe restava muito tempo de vida, os médicos o liberaram. O forró nessa noite foi muito concorrido. Todos queriam estar ao lado do homem que sempre fora alegria da cidade.La pela meia noite, enquanto a banda tocava um animado baião. Os olhos de Chico foram se fechando e sorrindo ele deixou esse mundo. Seu semblante era de felicidade, pois do jeito que viveu, ele morreu. Rodeado de amigos. Vânia Lopes 22/06/2012