O Meio Ambiente e o Ambiente todo



Estamos num momento onde acaba de acontecer a Rio + 20, onde os chefes de Estado discutiram o destino das futuras gerações. Fiquei muito preocupada com as discussões do grupo que à margem da Conferência os movimentos sociais realmente tinham propostas que direcionava a mudanças.
No entanto a cúpula do Encontro decidiu algumas questões que não fica claro o compromisso dessas nações com a mudança de práticas que permitam a proteção do Planeta.
Perto de nós no nosso ambiente percebemos as desastrosas situações em virtude do não compromisso de um desenvolvimento sustentável. Moro no Nordeste e de uma forma história percebemos quanto é atingido à população dessa região.
Historicamente existiu a indústria da seca, onde os governantes pleiteavam recursos do governo federal e na verdade não chegava ao destino, servia para os políticos se locupletarem-se e se elegerem. Que não é diferente hoje.
No meu modesto pensamento teria como solução algumas sugestões, claro que não vai chegar lá, seria:
- Em cada propriedade a cavação de uma área de córrego, ou não onde seria construído uma tapagem onde pudesse armazenar água no inverno. Até porque, durante o ano sempre tem sempre o período de chuva, e nele os sertanejos assistem a água ir embora;
- Com essa reserva as plantações com certeza prosperaria e com isso as condições melhorariam para melhorar a reserva de água, e digo mais os governantes nos três níveis é que deveria ajudar nesse empreendimento;
- Plantar árvores e essas frutíferas nos limites da propriedade seja ela de qualquer tamanho, é possível;
- Prepara as novas gerações com educação formal, moral, ética e ambiental;
- Compreender que Deus fará tudo pelo homem, mas esse deve também fazer a sua parte. De nada adianta sentar-se e entregar tudo ao Poderoso e esperar o milagre.
Enfim, é possível viver melhor e cuidar do ambiente todo e não só do Meio.

Foto da autora em João Pessoa.

 
Maducar
Enviado por Maducar em 24/06/2012
Código do texto: T3741452