O que entendí por DIVERSIDADE! Será que acertei? (EC)

Sou réu confesso que, apesar de muito em moda e em certos casos muito necessário, pouco me interessei por assuntos envolvendo biodiversidade, diversidade, efeito estufa, meio ambiente, Greenpeace e tudo o mais.

Fui surpreendido com o tema escolhido como da vez pelo EC e que trata exatamente sobre um dos assuntos que acima especifiquei e que não tenho o menor conhecimento e, podemos assim dizer, afinidade!

Como acontece freqüentemente em minha vida atualmente (e, com toda certeza, na vida de milhões de pessoas ao redor do mundo...), ‘apelei’ aos ensinamentos contidos internauticamente para inteirar-me ‘um pouco’, ao menos para possibilitar-me escrever algo com certo conhecimento de causa.

Em sendo assim, inicio o meu trabalho compartilhando o que encontrei na enciclopédia livre Wikipédia, que faz uma breve explanação acerca do termo diversidade:

“O termo diversidade diz respeito à variedade e convivência de idéias, características ou elementos diferentes entre si, em determinado assunto, situação ou ambiente.

A idéia de diversidade está ligada aos conceitos de pluralidade, multiplicidade, diferentes ângulos de visão ou de abordagem, heterogeneidade e variedade. E muitas vezes, também, pode ser encontrada na comunhão de contrários, na intersecção de diferenças, ou ainda, na tolerância mútua.”.

Devidamente cientificado acerca da amplitude do termo, resolvi expandir minha pesquisa com o fito de obter uma visão geral e abrangência do termo, e da mesma fonte obtive:

“A diversidade é um conceito amplo, com aplicação em diferentes campos do conhecimento humano.”. Dentre esses diferentes campos do conhecimento humano, houve destaque para:

No âmbito do Pensamento humano, a diversidade filosófica e a diversidade de opiniões ou pontos de vista sobre certo assunto;

em Antropologia Cultural, a diversidade de hábitos, costumes, comportamentos, crenças e valores, e a aceitação da diferença no outro (chamada de alteridade);

na Cultura propriamente dita, tratada no âmbito da Política Internacional, da Diplomacia ou da Economia, a manifestação da diversidade por meio do Multiculturalismo;

na Sexologia, a diversidade de manifestações sexuais, ou simplesmente "diversidade sexual";

em Biologia e no Meio-Ambiente, a diversidade biológica ou biodiversidade;

na Lógica, a diversidade de soluções para um mesmo problema, usando ferramentas como a criatividade e a originalidade;

na Psicologia, as idéias de heterogeneidade e de singularidade;

no Direito como um todo, a diversidade de decisões judiciais sobre um mesmo assunto, e no Direito comparado internacional, a diversidade de legislações sobre um mesmo tema e,

na Publicidade e Propaganda, a difusão do discurso pró-diversidade.”.

Biodiversidade ou diversidade biológica é a diversidade da naturez viva. Desde 1986, o conceito tem adquirido largo uso entre biólogos, ambientalista, líderes políticos e cidadãos informados no mundo todo. Este uso coincidiu com o aumento da preocupação com a extinção, observado nas últimas décadas doséculo XX.

Pode ser definida como a variedade e a variabilidade existente entre os organismos vivos e as complexidades ecológicas nas quais elas ocorrem. Ela pode ser entendida como uma associação de vários componentes hierárquicos: ecossistema, comunidade, espécies, populações e genes em uma área definida. A biodiversidade varia com as diferentes regiões ecológicas, sendo maior nas regiões tropicais do que nos climas temperados.

Refere-se, portanto, à variedade de vida no planeta Terra, incluindo a variedade genética dentro das populações e espécies, a variedade de espécies da flora, da fauna, de fungos macroscópicos e de microrganismos, a variedade de funções ecológicas desempenhadas pelos organismos nos ecossistemas; e a variedade de comunidades, habitats e ecossistemas formados pelos organismos.

A biodiversidade refere-se tanto ao número (riqueza) de diferentes categorias biológicas quanto à abundância relativa (equatatividade) dessas categorias. E inclui variabilidade ao nível local (alfa diversidade), complementaridade biológica entre habitats (beta diversidade) e variabilidade entre paisagens (gama diversidade). Ela inclui, assim, a totalidade dos recursos vivos, ou biológicos, e dos recursos genéticos, e seus componentes.

A espécie humana depende da biodiversidade para a sua sobrevivência.

Não há uma definição consensual de biodiversidade. Uma definição é: "medida da diversidade relativa entre organismos presentes em diferentes ecossistemas". Esta definição inclui diversidade dentro da espécie, entre espécies e diversidade comparativa entre ecossistemas.

Outra definição, mais desafiante, é "totalidade dos genes, espécies e ecossistemas de uma região". Esta definição unifica os três níveis tradicionais de diversidade entre seres vivos:

• Diversidade genética - diversidade dos genes em uma espécie.

• Diversidade de espécies - diversidade entre espécies.

• Diversidade de ecossistemas - diversidade em um nível mais alto de organização, incluindo todos os níveis de variação desde o genético.”.

Tentando, de certa forma enquadrar-me no desafiante tema proposto pela competentíssima jovem MESTRA poetisa/escritora Vany, resolvi iniciar compartilhando este leque de informações sobre o assunto colhido na Internet, dando um aparente enquadramento pessoal em cada um dos campos citados.

Em sendo assim:

No Pensamento humano, creio que pelo simples fato de ser humano, obviamente tenho lá meus contrapontos filosóficos e algumas próprias opiniões e pontos de vista sobre os mais diversos assuntos. Seria o caso de contrapor utilizando uma velha máxima indagativa: ‘O que seria do azul, se todos gostassem da cor de rosa?”.

Na Antropologia Cultural, ‘desavergonhadamente’ confesso que, segundo definição de grande parcela da população, posso ser enquadrado como ‘quadrado’, haja vista, apesar do tremendo esforço que faço, não consigo conceber/me acostumar com certos hábitos, costumes, comportamentos e valores definidos como prioritários por alguns. A aceitação ‘da diferença no outro’, havemos de convir que é algo muito difícil de corroborar em virtude de termos a tendência de nos acharmos ‘modelos de perfeição’ (isto de uma forma geral e não individual de minha parte...) e certas diferenças, como enfatizou a alto e bom som antigo treinador da seleção brasileira de futebol: ‘Termos de engolir!’.

Na cultura, acredito que tenha (sempre estamos sujeitos a visões diversas por outros...) discernimento suficiente para entender e aceitar as diferenças próprias do multiculturalismo.

Na Sexologia, certamente ainda influenciado pelo quadradismo referido no campo da Antropologia Cultural, aceito ‘com reservas’ e vivo enfatizando que aceito desde que não haja invasão do universo e dos valores nos quais fui criado e que ainda acredito.

Na Biologia e no Meio-Ambiente, a diversidade biológica ou biodiversidade, enquanto assuntos sobejamente discutidos, tais como o foram no recém findo encontro Rio+20, creio que não possuo conhecimento suficiente para emitir qualquer tipo de opinião. Só consigo opinar em coisas que ‘saltam aos olhos’ de qualquer mortal, tais como: poluição nos rios, desmatamento exarcebado, poluição do ar, etc.

Na Lógica, apesar de ter tido formação total na área de exatas, sempre preferi (talvez por comodismo...) em trabalhos que me possibilitassem atuar sem muito uso da criatividade e a originalidade, atuando mais como um ‘tocador de obras’. Exatamente por esta razão, depois de certa idade, enveredei para o caminho das ciências humanas para tentar sanar esta minha gritante falha!

na Psicologia, até onde posso aquilatar, creio que consigo conciliar a contento as idéias de heterogeneidade e de singularidade.

No Direito como um todo, efetivamente não consigo entender (obviamente por haver migrado de uma área de exatas onde 2 somado com 2 resulta sempre 4...) como pode haver decisões distintas para casos idênticos, como por exemplo: ‘período mínimo de privação de liberdade para alguém possuidor de recursos ou grande renome comparativamente a um máximo período de detenção para alguém desprovido de recursos e/ou de notoriedade... ’.

Na Publicidade e Propaganda, apesar de como em todos os setores de atividade humana, ser impossível de contentar ‘gregos e troianos’, creio que há um bom trabalho na difusão do discurso pró-diversidade.

Sinceramente espero ter ido de encontro ao teor do tema em questão e contribuído, ao menos em parte, para a elucidação de dúvidas de alguns efetivos participantes ou visitantes do nosso RL.

Este texto faz parte do Exercício Criativo - Diversidade

Saiba mais, conheça os outros textos:

http://encantodasletras.50webs.com/diversidade.htm

HICS
Enviado por HICS em 24/06/2012
Código do texto: T3742628
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.