Feliz Desaniversário!!

Foi de chocar o terrível assassinato do menino de seis anos, cruelmente arrastado até a morte pelas ruas do Rio de Janeiro, durante um assalto a um carro, esta semana.

Não poderia dizer que isso é culpa do governo se o governo cumprisse o seu dever de manter a segurança pública, pois para isso foram eleitos e para isso são muito bem pagos, segurança pública esta que não é impossível de ser mantida, já que um grupo de policiais sob a forma de milícias conseguiu expulsar os traficantes, e se eles conseguiram clandestinamente, como a polícia oficial não consegue? Não é que ela não consegue, é que ela não quer. O poder público, eleito democraticamente e muito bem pago não quer cumprir o seu dever de impedir que garotos de seis anos sejam arrastados por bandidos até a morte, o poder público não quer acabar com o tráfico, não quer acabar com a pobreza, não quer realizar campanhas de saúde intensificadas promovendo o controle de natalidade, não quer nada disso, e não quer porque depois não terá quem os eleja. Isso mesmo, porque a criminalidade gera votos, a pobreza gera votos, o analfabetismo gera votos. Enfim, não poderia dizer que a culpa é do governo se o governo governasse.

Mas, por outro lado, poderia dizer que a culpa é do governo se o governo governasse por meio de ditadura. Mas o governo está lá porque o cidadão comum escolheu. O cidadão comum escolheu votar sempre no mesmo. O cidadão comum, de bem, que se chocou com a morte do menino, sim, foi ele que escolheu o governo que não protegeu o menino, o cidadão comum que escolheu o governo que não combate a criminalidade, o analfabetismo, a pobreza, e a corrupção. É porque o cidadão comum só escolhe ser democrático de dois em dois anos, quando reveza seu voto de governador e presidente, e do legislativo municipal e estadual-federal. É que a democracia do cidadão comum é a democracia do aniversário, da festa, só se exerce democracia a cada cerca de 700 dias, só no voto. Você luta por seus direitos por um dia e nos próximos 700 dias você permite que um menino seja arrastado até a morte, que uma família seja morta por bandidos vestidos de policiais, ou por policiais de fato, permite que existam analfabetos, crianças fora da escola, tráfico de drogas, permite a corrupção na política, e sabe por quê? Porque o cidadão comum só exerce seus direitos a cada 700 dias, é uma festa de aniversário.

O que falta aos políticos, a esses que elegemos sempre nessa festa de aniversário, esses mesmos que não resolvem nossos problemas mas que deveriam, pois repito, foram eleitos para isso e são muito bem pagos, o que falta a eles não é o presente de aniversário, pois esse nós damos a eles certinho. O que falta a eles é o nosso presente de desaniversário. Isso mesmo. Vocês se lembram de Alice no País das Maravilhas, onde se festejava o dia de desaniversário. O presente de desaniversário na democracia é cobrar aos políticos, durante esses 700 dias de desaniversário, por nossos direitos, como o direito de não ter o seu filho arrastado até a morte por bandidos que estavam lá porque não há segurança pública, e não o há porque não há um poder público que queira cumprir o seu dever, e não o há porque não há cidadão comum que cumpra seu dever de cobrar por seus direitos. E como todo mundo não cumpre o seu dever, ou seja, não gosta de dar seu presente de desaniversário, os bandidos o fazem, e presenteiam o resto da sociedade com seus presentes de desaniversário.

Mas é para ficarmos chocados mesmo. Só que isso passa, viu? Semana que vem tem mais presente. Feliz desaniversário pra ti.

Vitor Pereira Jr
Enviado por Vitor Pereira Jr em 08/02/2007
Reeditado em 02/02/2009
Código do texto: T374309
Classificação de conteúdo: seguro