Os perigos do radicalismo

O radicalismo é perigoso porque nos impede de pensar com imparcialidade acerca dos assuntos e pode nos levar a não ver as contradições presentes nas ideias que, às vezes, defendemos cegamente. As pessoas radicais, frequentemente, são influenciadas por paixões e extremismos. Elas não conseguem admitir que possam estar erradas nem que haja pessoas que pensem diferentemente.

Ser radical impossibilita a convivência pacífica porque os que defendem muito violentamente suas ideologias não respeitam quem seja diferente e querem que todos acreditem no que eles pregam. Quem não adere às suas formas de pensar é estúpido ou ignorante, enquanto eles são os que estão com a razão, os racionais. E nem percebem que agem de maneira irracional e perigosa.

Outros problemas que podem surgir com os radicalismos é que muitos desses extremistas são capazes dos atos mais inacreditáveis para propagar suas palavras, podendo mesmo matar, agredir e desrespeitar direitos alheios. Isso tem causado problemas em todo o mundo, como guerras civis, atos de terrorismo e de xenofobia.

Temos todo o direito de defender aquilo em que acreditamos mas, isso não pode ser motivo para desrespeitarmos quem é diferente ou adepto de outras correntes de filosofia ou religião. O mundo é diverso e multicultural e as pessoas vivem experiências diferentes, o que influencia seu modo de pensar e agir e todos nós temos uma visão limitada das coisas. Ninguém é onisciente. Eu devo admitir que posso estar errada. Tenho amigos que acreditam na reencarnação e eu digo que não acredito mas,que se existe, um dia eu saberei.

Além disso, se defendemos nossas ideias de maneira muito radical, podem não nos levar a sério, dizendo que nossas ideias e crenças são resultado de ódios e não de reflexões. Caso tenhamos certeza de que estamos certos, propaguemos o que pensamos com comedimento e sem querer obrigar ninguém a aceitar. Respeitemos a liberdade de cada um. Outro problema do radicalismo é que os radicais, muito comumente, não respeitam a liberdade alheia. Será que gostariam que alguém fizesse isso com eles?