O Planeta e a Barata Tonta

“...pimenta nuzóio dusoutros é refresco...”

Toda vez que vou escrever sobre alguma coisa complexa (isso sempre acontece quando os HUMANOS se reúnem para solucionar algum problema que eles mesmos criaram), digo que tudo está parecendo SAMBA DO CRIOULO DOIDO. Mas afinal o que significa essa expressão? Indagou o Primo Policarpo que anda mais desaparecido que candidato que perdeu (ou ganhou?) as eleições. Vou deixar aqui alguns versos do saudoso Sérgio Porto (Stanislaw Ponte Preta), escritos nos idos de 1968, que podem esclarecer: ...Foi em Diamantina, onde nasceu JK. Que a princesa Leopoldina, arresolveu se casá. Mas Chica da Silva tinha outros pretendentes e obrigou a Princesa se casar com Tiradentes. O bode que deu vou te contá!!! José Joaquim, que também é da Silva Xavier, queria ser dono do Mundo e se elegeu Pedro II. Das estradas de Minas seguiu para S. Paulo e falou com Anchieta. O vigário dos índios aliou-se a D. Pedro e acabou com a falseta. Da união desses dois ficou resolvida a questão e foi proclamada a escravidão. E assim se conta essa História que é dos dois a maior glória. D. Leopoldina virou trem e D. Pedro é uma estação também. O trem tá atrasado ou já passou... Dá para perceber que a Lógica Histórica “foi pras cucuia”. Assim vai ser esta minha crônica. Se o caro leitor nada entender não tem importância. Eu também não estou entendendo tudo que está acontecendo. Tem um “Povão” que veio do exterior para discutir o futuro do Planeta (Homem! Eta animalzinho prepotente!!!). Será que os Dinossauros não tiveram a mesma idéia antes de serem extintos? Indagou o Primo Policarpo. Discute-se como vamos alimentar os inquilinos do planeta sem mexer no mesmo. Discute-se isso e esquecem que uma boa parcela dos habitantes está morrendo de fome, principalmente na África e similares. Na outra ponta os corações não estão agüentando a carga imposta pela obesidade. Tudo tem que ser resolvido sem impedir o desenvolvimento que é baseado na produção industrial de quinquilharias que serão absorvidas pelo CONSUMO dos que têm e provocando inveja nos que não têm. Aí surge a violência e ninguém sabe o por quê...

Será que se o HOMEM resolvesse mudar o rumo das coisas e tirasse o “Know How” dessa mesma Natureza que defende, não encontraria o que tanto procura? Que ninguém possuísse mais do que precisa para sobreviver. Não conheço nenhum animal que mate por divertimento, por lazer ou para armazenar. Na floresta todos procuram água, luz, ar e nutriente para sobreviver. A exuberância é conseqüência das condições satisfatórias e nunca instrumento de ostentação. Para isso necessário se tornaria uma revolução nos valores e que poderia ser conseguido por meio da EDUCAÇÃO. Hoje chamam desenvolvidos os que possuem avanços tecnológicos voltados para o CONSUMO e não para os valores sociais. Insistem resolver todos os problemas com leis e regras. Quem elabora lei está com objetivo de criar obrigações para o outro e nunca para si próprio. Outro dia em “O Paraíso e a Macrobiótica” o casal de velhos (monogâmicos) dava a dica de como se vive em sociedade. “Para entender as qualidades e defeitos de vizinhos e amigos, colocavam-se no lugar deles e assim não tinham dúvidas no momento de se comportar”. Lamentavelmente estão os ilustres representantes da Humanidade, querendo debelar o incêndio de uma enorme casa de campo, controlando a quantidade de fumaça que sai pela sua chaminé. E por isso não se entendem. Parece aquilo que os caipiras costumam dizer: ESTÃO COMO BARATA TONTA. Disso tudo, temos duas notícias bem claras: Uma boa e outra ruim. A boa é que vão acabar não fazendo nada. E a ruim é que vão botar os gastos na nossa conta. (oldack/19/06/012). . Nota do revisor: Oldack! vc deveria ter feito jornalismo e se tornado um grande escritor.Eta imaginação férvida!!! Quisera eu ser tão criativo. Um abraço.

Nota do autor: Acho que vc pode imaginar o que é ouvir um comentário desse de quem entende.

Oldack Mendes
Enviado por Oldack Mendes em 27/06/2012
Código do texto: T3747185