Sentimento de Amizade

Em um de meus momentos de pura nostalgia, lembrei-me de minha infância. Das férias na casa de meus avós – juntamente com meus primos, pés de jabuticaba e uma mangueira enorme repleta de mangas rosa! – Apesar de toda essa lembrança o que me deixava mais feliz era poder ver a grande reciprocidade de amizade entre meu avô e minha avó.

Casados, com filhos, com netos, com o quintal do sítio cheio de animais para alimentar, mas sempre sorrindo, felizes...

Não faziam nada a não ser que fossem juntos. Não almoçavam enquanto o outro não se sentava a mesa. Não tinham segredos. Eram claros e límpidos como a água que corria no riacho ao lado de casa...

Eram acima de tudo grandes amigos.

Ao observar determinadas relações amorosas hoje em dia, é notável a falta desse laço de amizade, dessa cumplicidade mútua. Hoje casais trocam facilmente a reciprocidade deste sentimento pelo futebol com os amigos no domingo, pelo shopping com as amigas no sábado, pelo fim de semana na praia sem o parceiro, pelo olhar para um rabo de saia.

É bem verdade que com a idade que meus avós tinham não dá pra querer que cada um tivesse “seu espaço”. Já passavam pelos quarenta a um bom tempo.

Depois de certo tempo de escolha o que deve ser feito é o ACEITE da relação. O Sentir da pele, a solidariedade do sorriso, o abrir dos olhos, o toque de um beijo... É saber que ao sair e ao entrar você vai ter alguém te acompanhando, te sentindo, te tocando. Não concordando com a sua opinião – já formada! – Porém aceitando-as sem reclamar mais nada.

Claro que se você não tem quase quarenta anos de casado, nem filhos, nem netos, nem mora em meio a um sítio com muito verde, frutas e cheiro de terra molhada, pode até já desconsiderar essas informações. Porém analise o sentimento. Talvez seja um momento ótimo para perceber que o ser amado também é seu amigo, e que deveria ser – antes de tudo – seu “melhor” amigo.

Meus avós, já não estão mais aqui entre nós, porém essa saudade (nostalgia é para os estrangeiros) beneficia largamente planos futuros em comum com o meu futuro ser amado.