A LAGOA DOS CONTOS

Makinleymenino

Junho 2012

(Crônica)

O tema nos leva a viajar na história e fantasia dos contos e filmes famosos do mundo como dos “Irmãos Grimm”, em que Jacob e Wilhelm no século XIX se dedicam aos estudos de história e lingüística recolhendo diretamente na memória popular, as antigas narrativas, lendas ou sagas germânicas. Dos filmes famosos lembro-me rapidamente de “E o Vento Levou”, produção da MGM que fala do velho sul dos Estados Unidos da America no século passado, um lugar lindo de campos de algodão. Galanteria era a última palavra, repleto de damas e cavalheiros refinados, senhores e escravos, a civilização que o vento levou. Imagens que surpreendem pelo romantismo, a história de amor, o beijo na boca e os ventos que levam e trazem as folhas no chão, a fantasia e lendas que entusiasmam os seres levando-os ao misticismo e exagero de situações de meras miragens, desejos e sonhos fantásticos.

Nos anos de 1990 estava envolvido com atividades subaquáticas esportivas, era preparador físico e instrutor. É incrível como atividades esportivas radicais polarizam pessoas do gênero com espírito aventureiro, e como tudo na vida há equilíbrio encontrava também neste meio os desventurados, os sonhadores visionários de algo existente somente nas suas mentes fantasiosas. Como nos contos e filmes, a fantasia é o foco principal destes malucos que acreditam piamente nas mentiras e casos que inventam. Pior, é que acabava sendo o fomentador deste delírio, pelos desejos, encantos e suspiros das aventuranças. Os lugares mais inimagináveis que o olho humano possa ter visto, ou pela sensação de ter sobrevivido a um lugar tão inóspito e perigoso como é o caso de praticar o mergulho submarino com equipamentos em naufrágios, cavernas, ou uma pedra cheia de peixes coloridos a 20 metros de profundidade no mar.

Em uma destas polarizações, conheci um salva-vidas que dizia conhecer uma lagoa chamada “A Lagoa de Cristais” segundo ele, seria um rio de águas cristalinas, formada dentro de uma caverna, a lagoa possuía fundo de pedras brancas, um lugar de beleza rara e extraordinária que estaria localizada na região de Santa Luzia-MG. Entusiasmado reuni amigos e mergulhadores sedentos de aventuras e fomos conhecer a tal lagoa dos contos. Encontramos uma caverna dentro de uma fazenda que diziam correr uma água lá dentro, mas os buracos de acesso só entravam formigas e tatus, fomos além dos limites de Santa Luzia, até o rio de Taquaruçu-MG em que falavam ser o único lugar com águas abundantes por ali, mas vimos foram os cavalos dos carroceiros sendo banhados na água barrenta, chegamos até uma porteira que diziam ter uma cachoeira famosa, mas estava trancada e a parada só serviu para tirarmos a água do joelho.

No final, aquela manhã de domingo virou noite como o soluço de uma criança, nossas aspirações foram frustradas por aquele guia desventurado que perdera seus assuntos e seu GPS biológico era um fiasco, sua história caiu por terra como a mentira dos inocentes que choram querendo mais atenção. Mas não o culpo, no fundo acho que ele incorporou a lenda, a saga dos contos e as aventuras de filmes como E o Vento Levou, querendo impressionar nos entusiasmou com uma de suas fantasias, imaginando ver de perto o emanar de calor de uma turma de pessoas alegres, divertidas e cheias de luz nos olhos... Sentir a brisa de ventos que sopram de norte a sul o nosso suor, carregando todos os fragmentos, espalhando no ar nossos belos sentimentos e desejos de aventura.

MakinleyMenino
Enviado por MakinleyMenino em 30/06/2012
Reeditado em 01/07/2012
Código do texto: T3753277
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.