<> UM NOME DE RUA <>

Via de regra, nome de Rua é a mais justa homenagem a mortos "ilustres", que assim se imortalizam. São homens que deixaram um legado para a Nação. Exemplo: Av. Afonso Pena, JK, Prudente de Morais, Tiradentes, Get. Vargas, Stos. Dumont, e por ai vai.

Nome de Rua era tão honroso que em 1994, ainda na comoção pela morte do maestro Tom Jobim, foi proposto que a famosa Av. Vieira Soto em Ipanema(RJ), passasse a se chamar Av. Tom Jobim. Foi uma gritaria geral. A família do já homenageado entrou na justiça, e com razão barrou a ideia.

Hoje está mudado, não precisa ser nenhum "Duque de Caxias" para ser uma praça. Qualquer pé-rapado se torna "ilustre". Pouco importa se a Rua já tenha nome de outro "ilustre", cujas glórias esmaeceram tanto com os anos, que a gente nem sabe o que ele está fazendo naquela placa. Então o troca-se por um obtuário mais recente, e com "legado" mais presente.

VEJA ESTE CASO:

No mes passado precisei dos serviços de um eletricista para cuidar de um apagão doméstico. Aí me indicaram um tal de "Seu Piquitito", um velhinho bom de prosa e de serviço, lá na Cidade de Ribeirão das Neves(MG).

Terminado o serviço, tempo chuvoso e uma mala pesada de ferramentas, resolvi levar o Seu Piquitito em casa. Era noite.

Já chegando, não sei por que, peguntei o nome da rua dele:

-Rua Marcio Felix de Freitas, respondeu.

Eu tive vontadede dizer:- Mas "seu piquitito", Marcio Felix de Freitas sou eu!!. E quando eu já ia tirar a identidade eu me contive. O mínimo que ele iria pensar(naquela noite escura e chuvosa) é que eu fosse uma assombração, já que trata-se "homenagem póstuma".

Moido de curiosidade voltei voando pra casa:

Tava lá no "Google":

Rua Marcio Felix de Freitas

Cep. 33860-330

Ribeirão das Neves MG (300 mil habitantes)

Reg. Metropolitana de BH.

Depois de muito pesquisar descobri que foi um simpártico gesto de um vice prefeito, que quando garotos fomos ótimos colegas de "ginásio". Ele quiz me prestar esta IMERECIDA homenagem, poucos dias antes de sua morte num desastre aéreo.

FIQUEI HONRADO, mas não fosse o "Seu piquitido" eu jamais saberia que (involuntariamente) contribuí para banalizar uma honraria que é ser UM NOME DE RUA.